Acessibilidade / Reportar erro

A coordenação de políticas econômicas no Mercado Comum do Sul - Mercosul* * O autor agradece as críticas e sugestões de Maria Celina Arraes sobre o texto inicial do trabalho. As opiniões do autor não coincidem, necessariamente, nem com as do Banco Central nem com as da parte brasileira do Grupo Mercado Comum.

The coordination of economic policies in the Common Market of the South - Mercosur

RESUMO

Discute-se a coordenação das políticas econômicas entre os países participantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul) - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com ênfase nas políticas cambiais e na relação com a integração monetária regional. Depois de lidar com a terminologia, a coordenação das políticas cambiais é examinada mais especificamente, levando em consideração que a integração monetária implica algum nível de rigidez nas taxas de câmbio entre os países regionais e de conversibilidade ou dinheiro regional. Por fim, são sugeridas medidas possíveis para avançar na coordenação entre os países do Mercosul.

PALAVRAS-CHAVE:
Mercosul; integração econômica

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br