Acessibilidade / Reportar erro

Análise de dois setores no mercado de trabalho: efeitos do Plano Real* * Gostaríamos de agradecer a André Urani e a Marcelo Neri pelas sugestões, isentando-os de qualquer erro presente neste trabalho.

Analysis of two sectors in the labor market: effects of the Real Plan

RESUMO

O plano econômico do governo brasileiro denominado “Real” afetou o mercado de trabalho dos setores comercializáveis e não comercializáveis de diferentes maneiras. A política cambial e o processo orientado para o livre mercado adotado provocaram mudanças nos preços relativos em favor do setor não comercializável. Este artigo mostra o aumento da força de trabalho neste setor e uma redução da diferença entre a renda do setor comercializável e não comercializável. Além disso, mostra a melhoria dos indicadores de pobreza da força de trabalho, especialmente aqueles relacionados ao setor informal. Este artigo é baseado em dados do PME-IBGE (região metropolitana de São Paulo, 1994, 1995 e 1996FIBGE. (1994-6). Pesquisa Mensal de Emprego (PME).).

PALAVRAS-CHAVE:
Ocupação; diferencial de salários; pobreza; Plano Real

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br