Acessibilidade / Reportar erro

Renegociação da dívida interna mobiliária: uma proposta* * Os autores agradecem os comentários e/ou reparos de Adroaldo Moura da Silva, Antônio Delfim Netto, Bruno Freire, Décio Kadota, Dionísio Dias Carneiro, Fernando de Holanda Barbosa, Joaquim Eloy C. de Toledo, José Cláudio Ferreira da Silva, Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, Renato Fragelli, Rogério Werneck, sem que isso signifique concordância necessária de qualquer dos citados com o trabalho. Como de hábito, as opiniões e os erros remanescentes são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Domestic public bond’s debt: an alternative

RESUMO

Este artigo desenvolve argumentos a favor da recomposição do prazo de vencimento da dívida pública nacional e apresenta cálculos sobre o valor do imposto exigido pelos diferentes termos de pagamento dessa dívida, assumindo que ela seja remarcada. Duas alternativas são apresentadas e avaliadas. A primeira alternativa oferece uma garantia para o principal em dívida e calcula o fluxo de juros em relação ao PIB durante o período de reembolso. A segunda alternativa baseia-se em efetuar pequenos e graduais adiantamentos para pagar a dívida antiga dentro de uma nova estrutura institucional. A taxa de juros nos dois casos flutuaria e seria reajustada a cada semestre. Ambas as alternativas produzem um alívio substancial da carga de juros em comparação com a política atual. A principal conclusão é que, com uma taxa de juros de longo prazo em dólar semelhante à observada nos mercados internacionais (cerca de 8% ao ano), mais 2% do risco-país e uma taxa de crescimento do PIB de 3% ao ano, a dívida pública doméstica poderia ser pago em 20 anos se uma provisão anual de apenas 0,7% do PIB for alocada ao seu pagamento. Os cálculos também mostram que o excedente do orçamento primário necessário diminuiria para uma faixa de 2,1% a 2,7% do PIB, facilitando o equilíbrio do orçamento.

PALAVRAS-CHAVE:
Dívida pública; estabilização

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br