Acessibilidade / Reportar erro

As transformações do capitalismo contemporâneo e sua natureza na análise de Marx* * Os autores agradecem ao consultor financeiro Paulo Possas pela leitura e comentários a uma primeira versão do trabalho e à professora Maria da Conceição Tavares pela sugestão da inclusão dos itens 2 e 3 nesta análise. As traduções de publicações em outros idiomas foram livremente feitas pelos autores.

Transformations of the contemporaneous capitalism and its nature in Marx’s analyses

RESUMO

Este artigo trata de cinco pontos da dinâmica do capitalismo contemporâneo: 1) a forma e a operação do mercado financeiro mundial que funciona 24 horas por dia; 2) transformações nas relações monetárias, especificamente a relação entre dinheiro e poder; 3) a influência da operação de blocos de capital sobre territórios; 4) a exaustão dos limites da extração excedente por meio da exploração do trabalho assalariado, aumentando a degradação das condições de coesão social e fraturando o regime de acumulação; 5) as novas referências que sustentam e regulam o equivalente geral, ou seja, a base das equivalências nomeadas em dinheiro. Termina exigindo um novo contrato social global, em nível nacional e internacional.

PALAVRAS-CHAVE:
Capitalismo; neoliberalismo; globalização; marxismo

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br