Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões Pós-Cepalinas sobre Inflação e Crise Externa1 1 Texto revisto de apresentação na Sessão Especial Anpec/Cepal sobre Vulnerabilidade Externa da América Latina do XXX Encontro Nacional de Economia da Anpec. Nova Friburgo, 10-13 de dezembro de 2002. Uma versão abreviada, com o título “O fim da trilogia monetária/Em busca de um mercado equilibrado”, foi publicada no Valor/Eu&Fim de Semana, 3(126), 3-5 janeiro 2003. Sem comprometê-los com os resultados, agradeço os comentários de Persio Arida, Ricardo Ffrench-Davis, Daniel Heyman e Marcio Garcia.

Post-Cepaline Reflections on Inflation and External Crisis

RESUMO

O Manifesto da ONU / CEPAL 1949 centrava-se na inflação e no balanço de pagamentos como questões críticas sobre o desenvolvimento da América Latina. Cinquenta anos depois, a América Latina conseguiu conceitualmente e na prática superar a síndrome da inflação alta. Não é assim o estrangulamento externo, que ainda está muito presente na região. Depois de revisar os avanços conceituais recentes no entendimento do problema da “restrição do dólar”, o artigo discute a proposta de Persio Arida para uma moeda flutuante totalmente conversível como meio de construir um mercado financeiro doméstico de longo prazo.

PALAVRAS-CHAVE:
América Latina; balanço de pagamentos; Cepal; dois hiatos; inércia; inflação

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br