Acessibilidade / Reportar erro

Salário real e a oferta de alimentos básicos no Brasil* * Os autores agradecem os comentários de Álvaro Garcia, Ricardo Lima, José Juliano de Carvalho Filho e Guilherme Leite da Silva Dias.

Real wages and basic food supply in Brazil

RESUMO

De acordo com os dados disponíveis, o salário real vem declinando desde 1980, em termos de bens de salário, principalmente alimentos, mesmo na presença de várias políticas de salários nominais. A principal consequência tem sido a aceleração da concentração da renda nacional, em relação à parcela do trabalho. Para resolver esse problema e aumentar os salários reais, o governo deve adotar um programa na direção do desenvolvimento econômico. Para que isso seja possível, é necessário: (a) concentrar o investimento na produção de bens de consumo; (b) estimular a demanda de bens salariais e (c) utilizar os preços externos “normais” como indicador de preços ao produtor agrícola brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE:
Salários; concentração de renda; consumo

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br