Acessibilidade / Reportar erro

A Desregulamentação do Setor Sucroalcooleiro1 1 Baseado na tese de doutorado da autora, orientada pelo primeiro autor do trabalho, intitulada “A desregulamentação do setor sucroalcooleiro brasileiro”, defendida no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP, em dezembro de 1999.

Deregulation of the Sugar and Alcohol Sector

RESUMO

O objetivo deste artigo é determinar os principais atores e arenas de decisões envolvidas na desregulamentação do setor sucroalcooleiro brasileiro, utilizando conceitos de Economia Política. A desregulamentação foi conduzida por atores das regiões produtoras do Sudeste e Nordeste (como associações de produtores de cana, sindicatos e associações de produtores de açúcar e álcool e sindicatos de trabalhadores) e por políticos de várias regiões produtoras de cana, cujos interesses conflitantes influenciaram os tomadores de decisão. O CIMA foi a principal arena de decisão. Os principais atores que determinam as políticas públicas para o setor são os congressistas e os governos estaduais e municipais.

PALAVRAS-CHAVE:
desregulamentação; setor sucroalcooleiro; trabalhadores; industria polig

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br