Acessibilidade / Reportar erro

Aceleração inflacionária, instabilidade financeira e endividamento interno e externo* * Agradeço aos comentários de Francisco Anuatti Neto, Luiz Fernando Eleutério Lopes, Márcio lssao Nakane e Reynaldo Fernandes, que evitaram muitos equívocos e contribuíram com sugestões. Desnecessário dizer, a responsabilidade pelos erros remanescentes cabe integralmente ao autor.

Inflationary acceleration, financial instability and internal and external indebtedness

RESUMO

Fornecemos aqui um modelo que tenta explicar como o circuito financeiro no Brasil se tornou um excelente local de valorização da riqueza. Isso mostra que seu caráter especial se deve a um arranjo institucional peculiar que permite ao setor público - o principal agente financeiro - operar com spread negativo. Portanto, choques inflacionários podem produzir movimentos muito fortes da carteira do setor privado, entre títulos indexados e não indexados, o que pode aprofundar o spread negativo. Esta é a razão pela qual o circuito financeiro é uma fonte de avaliação da riqueza, uma vez que esse spread negativo é apropriado pelos especuladores financeiros.

PALAVRAS-CHAVE:
Dívida pública; crédito; inflação

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br