Acessibilidade / Reportar erro

Macroeconomia com M4* * Este trabalho originou-se de um convênio entre o Banco Central do Brasil, a Fundação Getúlio Vargas e o Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais. Os autores agradecem o financiamento, em especial à DEMAB-BACEN, e manifestam seu especial agradecimento ao prof. Mário Henrique Simonsen pelas discussões sobre o tema, que muito os ajudaram. Agradecem também ao prof. Luiz Zottman os comentários.

Macroeconomics with M4

RESUMO

Este artigo é um remake de modelos macroeconômicos comuns, como o IS-LM. Utilizamos como exógeno (sob o controle do governo) o amplo agregado monetário M4. Começamos por uma análise cuidadosa da identidade dos Walras, estendendo Simonsen (1983SIMONSEN, M. H. Dinâmica Macroeconômica. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1983.). Como resultado, é possível ver que, com M4, é necessário abandonar a curva IS (isto é, equilíbrio no mercado de bens e serviços) ou a curva LM (equilíbrio no mercado monetário). Em seguida, analisamos a demanda por M4 no Brasil. Finalmente, estudamos um modelo macroeconômico LM4 - LM. A utilidade do modelo é clara: é possível verificar diretamente o impacto das variações no M4 nas variáveis macro.

PALAVRAS-CHAVE:
Demanda por dinheiro; modelo ISLM; M4

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br