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Brazilian Journal of Political Economy, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2001
  • Reestruturação Industrial Brasileira nos Anos 90. Uma Interpretação Articles

    CASTRO, ANTONIO BARROS DE

    Resumo em Português:

    RESUMO A indústria brasileira sofreu profundas mudanças nos anos 90, embora não seja fácil ter uma visão sintética e abrangente da transformação. Para ter essa visão, é preciso levar em consideração a forte influência dos anos de alta inflação (até meados de 1994). A estabilização e a supervalorização (do real) nos anos seguintes ao lançamento do Plano Real foram outra influência decisiva. O artigo argumenta que, submetida a esse conjunto de eventos condicionantes, a indústria brasileira passou por uma recuperação (limitada) durante os anos noventa. Ele também tenta mostrar como o progresso se concentrou principalmente no nível do avião - tanto em empresas industriais multinacionais quanto nas domésticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Brazilian industry has been deeply changed during the nineties although it is not easy to have a synthetic and encompassing view of the transformation occurred. ln order to have such a view one has to take into account the heavy influence of the years of high inflation (until mid 1994). Stabilization and overvaluation (of the real) in the years following the launching of the Real Plan were another decisive influence. The article argues that submitted to this set of conditioning events, industry in Brazil went through a (limited) catch up during the nineties. It also tries to show how progress has been mainly concentrated at the plane level - both in multinational and in domestic industrial firms.
  • Aglomerações Industriais como Focos de Políticas Articles

    SUZIGAN, WILSON

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo, escrito para um discurso, está dividido em duas partes. A primeira parte revisa a literatura sobre clustering industrial, com foco nas implicações políticas. Argumenta que a complexidade teórica, que dificulta a formalização do assunto, e a falta de trabalho empírico não autorizam argumentos simplistas a favor ou contra intervenções políticas. Por essas razões, as implicações políticas ainda não são totalmente exploradas na literatura. A segunda parte do artigo sugere uma agenda de pesquisa para o estudo de aglomerados industriais no Brasil, incluindo a produção de evidências estatísticas, trabalho empírico e estudos de caso como base para a elaboração de diretrizes de políticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper, written as a keynote speech, is divided in two parts. The first part reviews the literature on industrial clustering focusing on policy implications. It argues that the theoretical complexity, which renders the subject difficult to formalize, and the want of empirical work do not authorize simplistic arguments pro or against policy interventions. For these reasons, policy implications are not yet fully explored in the literature. The second part of the paper suggests a research agenda for studying industrial clusters in Brazil, including the production of statistical evidence, empirical work and case studies as bases for designing policy guidelines.
  • A reforma do Banco Central e superação do problema de risco moral: o caso do Brasil Articles

    SOLA, LOURDES; GARMAN, CHRISTOPHER DA CUNHA BUENO; MARQUES, MOISÉS S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A suposição implícita de que os governos socorrerão instituições financeiras em dificuldades pode gerar incentivos negativos para o desenvolvimento de um sistema financeiro sólido. Este artigo parte da premissa de que esses incentivos negativos, que criam uma situação de risco moral, são essencialmente um problema político e não um problema técnico sobre a geração correta de incentivos institucionais. No caso brasileiro, argumentamos que o atual governo de Fernando Henrique Cardoso só conseguiu reduzir significativamente seu problema de risco moral no setor financeiro distanciando sua relação política com dois importantes atores políticos: o setor financeiro privado e os governadores estaduais. A capacidade do governo de eliminar a suposição implícita de um eventual resgate do Banco Central sobre bancos comerciais públicos e privados só foi possível através de uma série de condições políticas, que incluem o fim da hiperinflação sob o Plano Real, que reduziu a dependência do governo desses dois importantes atores políticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The implicit assumption that governments will bailout financial institutions under distress can generate negative incentives for the development of a sound financial system. This paper begins from the premise that these negative incentives, which create a situation of moral hazard, is essentially a political problem rather than a technical problem over generating correct institutional incentives. In the Brazilian case, we argue the current administration of Fernando Henrique Cardoso was only able to significantly reduce its moral hazard problem in the financial sector through distancing its political relationship with two important political actors: the private financial sector and state governors. The ability of the government to eliminate the implicit assumption of an eventual Central Bank bailout over public and private commercial banks was only made possible through a series of political conditions, which includes the end of hyper-inflation under the Real Plan, that reduced the government’s dependence upon those two important political actors.
  • Crescimento e segurança sob o capitalismo corporativo de bem-estar e socialismo de mercado Articles

    GORDON, MYRON J.

    Resumo em Português:

    RESUMO Um sistema capitalista puro possui propriedade privada da riqueza e administração da economia via mercados. Como sistema socialista puro, encarou a propriedade e a administração por uma burocracia. Um oferece crescimento e insegurança, e o outro oferece segurança e estagnação. Na realidade, nem existe nem pode existir por muito tempo. As alternativas viáveis são o capitalismo de bem-estar e o socialismo de mercado. Nos últimos cinquenta anos, a transição do capitalismo do bem-estar para o capitalismo corporativo ocorreu no Ocidente sob a liderança dos EUA. Isso resultou no aumento da insegurança e desigualdade nos países ricos e entre países ricos e pobres. A transição do socialismo burocrático para o socialismo de mercado na China nos últimos vinte anos trouxe ao seu povo crescimento e prosperidade surpreendentes - e muitos dos males de uma economia de mercado. Resta ver se o socialismo de mercado na China é uma alternativa atraente ao capitalismo de bem-estar, ou não é mais que uma transição para o capitalismo corporativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A pure capitalist system has private ownership of wealth and administration of the economy via markets. As pure socialist system has stare ownership and administration by a bureaucracy. One offers growth and insecurity, and the other offers security and stagnation. In reality, neither has existed nor can exist for long. The feasible alternatives are welfare capitalism and market socialism. Over the last fifty years, the transition from welfare to corporate capitalism has taken place in the West under U. S. leadership. It has resulted in increasing insecurity and inequality within rich countries and between rich and poor countries. The transition from bureaucratic to market socialism in China over the last twenty years has brought to its people amazing growth and prosperity- and many of the ills of a market economy. It remains to be seen whether market socialism in China is an attractive alternative to welfare capitalism, or is no more than a transition to corporate capitalism.
  • Introdução: Debates, Desempenho e as Políticas de Escolha Política Articles

    WISE, CAROL

    Resumo em Português:

    RESUMO Apesar da ampla adoção de reformas de mercado na América Latina na última década, ainda não há consenso sobre o tipo de regime cambial que melhor complementaria um modelo econômico liberal. Embora tenha havido uma mudança distinta de taxas fixas para taxas flutuantes desde a crise do peso mexicano de 1994, a evidência empírica é ambivalente quando se trata de medir o sucesso das políticas em qualquer regime. À luz dessa ambivalência empírica, este artigo introdutório argumenta que uma linha de pesquisa mais frutífera reside na compreensão das lições de economia política que podem ser obtidas do ponto de vista do gerenciamento da taxa de câmbio. Isso implica, em primeiro lugar, um exame das pressões conflitantes que interesses especiais exercem sobre os oficiais de política para manter a taxa de câmbio em um determinado nível; e segundo, requer análise dos mecanismos institucionais mais amplos através dos quais a política monetária é mediada. O artigo sugere que o “sucesso” ou “fracasso” das políticas pode depender tanto da tenacidade e da política dos formuladores de políticas quanto dos aspectos técnicos da formulação de políticas macroeconômicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Despite the widespread adoption of market reforms in Latin America over the past decade, there is still no consensus about the type of exchange rate regime that would best complement a liberal economic model. While there has been a distinct shift from fixed to floating rates since the Mexican peso crisis of 1994, the empirical evidence is ambivalent when it comes to measuring policy success under any one regime. ln light of this empirical ambivalence, this introductory article argues that a more fruitful line of research lies in understanding the political economy lessons that can be gleaned from the standpoint of exchange rate management. These entails, first, an examination of the conflicting pressures that special interests exert on policy officials to maintain the exchange rate at a certain level; and second, it requires analysis of the broader institutional mechanisms through which monetary policy is mediated. The article suggests that policy “success” or “failure” can depend as much of policymakers’ tenacity and statecraft as of the technicalities of macroeconomic policymaking.
  • Regimes e Políticas Cambiais: Uma Visão Geral Articles

    CORDEN, W. MAX

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta os princípios econômicos gerais da política cambial e fornece uma visão geral dos quatro casos de países que foram incluídos nesta edição especial da revista: México, Brasil, Argentina e Venezuela. São discutidos três principais regimes monetários - o regime fixo, mas ajustável (FBAR), a taxa firmemente fixa e o regime de taxa flutuante. Ao mesmo tempo, o artigo distingue entre duas abordagens principais da política cambial: a abordagem da âncora nominal e a abordagem de metas reais. O autor identifica os custos e benefícios da implementação desses vários regimes cambiais através das diferentes fases da estabilização macroeconômica e do ajuste estrutural. Embora a dolarização tenha se tornado cada vez mais discutida como outra opção de política monetária na América Latina, o autor observa que essa tendência ainda é incipiente demais para ser abordada neste artigo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article lays out the general economic principles of exchange rate policy and provides an overview of the four country cases that have been included in this special edition of the journal: Mexico, Brazil, Argentina, and Venezuela. Three main currency regimes are discussed - the fixed but adjustable regime (FBAR), the firmly fixed rate, and the floating rate regime. At the same time, the article distinguishes between two main approaches to exchange rate policy: the nominal anchor approach and the real targets approach. The author identifies the costs and benefits of implementing these various exchange rate regimes through the different phases of macroeconomic stabilization and structural adjustment. Although dollarization has become increasingly discussed as another monetary policy option in Latin America, the author notes that this trend is still too incipient to address at any length in this article.
  • A quebra do peso mexicano: causas, consequências e recuperação Articles

    KESSLER, TIMOTHY

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo traça as maneiras pelas quais fatores políticos, econômicos, domésticos e internacionais convergiram para provocar uma enorme crise financeira no México em 1994/5, bem como as consequências dessa crise para futuros esforços de reforma. O autor argumenta que a manutenção de uma taxa de câmbio supervalorizada antes da crise permitiu ao partido PRI apelar para uma ampla gama de interesses domésticos. Os investidores internacionais, que detinham sem precedentes US$ 34 bilhões em ações mexicanas em 1994, foram igualmente inflexíveis na defesa da taxa de câmbio ancorada. No entanto, ao tentar apaziguar interesses nacionais e estrangeiros, o governo Salinas perdeu o controle dos fundamentos macroeconômicos. Enquanto a combinação de um empréstimo multilateral maciço e a mudança para uma taxa de câmbio flutuante abriram o caminho para a rápida recuperação econômica do México, o principal legado da crise foi o fim político do PRI. Embora a liberalização política certamente não fizesse parte do plano original do PRI, graças a seus próprios imprudentes erros políticos, o principal legado da crise do peso foi o advento de políticas mais abertas no México. Por esse motivo, a política de formulação de políticas econômicas sob o novo governo Fox pode não estar tão bem organizada quanto estava com o PRI, mas já existem sinais sem precedentes de debate, prestação de contas e compromisso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article traces the ways in which political, economic, domestic, and international factors converged to provoke a massive financial crisis in Mexico in 1994/5, as well as the consequences of this crisis for future reform efforts. The author argues that the maintenance of an overvalued exchange rate prior to the crisis enabled the ruling PRI party to appeal to a broad range of domestic interests. International investors, who held an unprecedented $34 billion in Mexican equities in 1994, were equally adamant in defending the anchored exchange rate. However, in attempting to appease both domestic and foreign interests, the Salinas administration lost control of the macroeconomic fundamentals. While the combination of a massive multi-lateral loan and the shift to a floating exchange rate paved the way for Mexico’s rapid economic recovery, a main legacy of the crisis was the political demise of the PRI. Although political liberalization was certainly not part of the PRI’s original game plan, thanks to its own reckless policy errors, a main legacy of the peso crisis was the advent of more open politics in Mexico. Because of this, the politics of economic policymaking under the new Fox administration may not be as neatly packaged as under the PRI, but there are already unprecedented signs of debate, accountability, and compromise.
  • A crise monetária no Brasil: migrando da âncora cambial para o regime flexível Articles

    CARDOSO, ELIANA

    Resumo em Português:

    RESUMO O autor começa perguntando por que os formuladores de políticas brasileiros optaram por direcionar a taxa de câmbio para estabilizar a inflação quando essa estratégia já falhou no México. A resposta: não era mais possível acomodar a alta taxa de inflação do país através do uso generalizado da indexação de preços e de uma política competitiva de taxa de câmbio. Sob condições de inflação alta, a ancoragem da taxa de câmbio no Plano Real foi o caminho mais rápido para a estabilidade de preços. No entanto, o sucesso das políticas também exigiu um ajuste fiscal profundo, e a política tradicional brasileira resistiu obstinadamente às reformas tributárias necessárias. Em contraste com o México, onde a queda do peso foi alimentada por imprudentes gastos e empréstimos do setor privado, a desvalorização do Brasil em janeiro de 1999 foi desencadeada por déficits fiscais cronicamente altos. A rápida recuperação do Brasil sob um regime de moeda flexível sugere que os fundamentos macroeconômicos estão de volta aos trilhos; o desafio agora reside na elaboração de uma coalizão política viável a favor da reforma que possa romper os numerosos interesses paroquiais que convergiram para provocar a desvalorização de 1999.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The author begins by asking why Brazilian policymakers opted to target the exchange rate to stabilize inflation when this strategy had already failed in Mexico. The answer: it was no longer possible to accommodate the country’s high inflation rate through the pervasive use of price indexation and a competitive exchange rate policy. Under conditions of high inflation, the anchoring of the exchange rate within the Real Plan was the quickest route toward price stability. However, policy success also required deep fiscal adjustment, and traditional Brazilian politics stubbornly resisted the necessary tax reforms. In contrast to Mexico, where the peso crash was fueled by reckless private sector spending and borrowing, Brazil’s January 1999 devaluation was triggered by chronically high fiscal deficits. Brazil’s rapid recovery under a flexible currency regime suggests that the macroeconomic fundamentals are back on track; the challenge now lies in the crafting of a viable pro-reform political coalition that can cut through the numerous parochial interests that converged to provoke the 1999 devaluation.
  • Currency Board da Argentina: os laços que unem? Articles

    WISE, CAROL

    Resumo em Português:

    RESUMO Como o único país de mercado emergente da América Latina que aderiu firmemente a uma taxa de câmbio fixa por mais de uma década, este artigo examina as compensações econômicas e políticas que a paridade peso-dólar acarretou. Em termos econômicos, o conselho da moeda promoveu claramente a estabilidade macroeconômica e a prudência fiscal. No entanto, a manutenção de um regime de moeda fixa no contexto de fluxos voláteis de capital também contribuiu para a constante valorização do peso ao longo do tempo. Essa tendência, juntamente com certos acordos políticos (lenta reforma do mercado de trabalho e transferências generosas do governo para as províncias) ocorridas no início do programa de reformas, dificultou bastante a produtividade e o dinamismo da economia argentina. A fraca posição competitiva do país foi exacerbada pela desvalorização brasileira de 1999, e a lição desde então tem sido o quão difícil é formar uma coalizão política para enfrentar as formidáveis tarefas microeconômicas agora em mãos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As the one Latin American emerging market country that has steadfastly adhered to a fixed exchange rate for more than a decade, this article examines the economic and political trade-offs that peso-dollar parity has entailed. In economic terms, the currency board has clearly fostered macroeconomic stability and fiscal prudence. Yet, the maintenance of a fixed currency regime in the context of volatile capital flows has also contributed to the steady appreciation of the peso over time. This trend, along with certain political deals (slow labor market reform and generous government transfers to the provinces) struck at the outset of the reform program, has greatly hampered the productivity and dynamism of the Argentine economy. The country’s weak competitive position has been exacerbated by the Brazilian devaluation of 1999, and the lesson since then has been how difficult it is to craft a political coalition to tackle the formidable microeconomic tasks now at hand.
  • Os estados de reformas defasadas e a questão da desvalorização: a reação da Venezuela aos choques exógenos de 1997-98 Articles

    CORRALES, JAVIER

    Resumo em Português:

    RESUMO Tendo acabado de completar sua segunda “década perdida” consecutiva, o caso venezuelano confirma que não há atalhos para uma boa gestão política econômica na era de alta mobilidade de capital e fluxos de capital securitizados. A manutenção de uma estratégia cambial atrapalhada triunfou, pelo menos por enquanto, e permitiu que uma coalizão de elite no nível executivo prevalecesse na busca de uma política macroeconômica menos do que ideal. O autor argumenta que a Venezuela evitou uma desvalorização total, do estilo mexicano ou brasileiro, em virtude da capacidade do Banco Central de gerenciar efetivamente a taxa de câmbio. No entanto, esse foi o único bolso da modernização, pois os formuladores de políticas de todo o resto da burocracia do estado rejeitaram os tipos de reformas de mercado que serão necessárias para reverter o desempenho altamente medíocre do país. Embora os altos preços do petróleo desde 1999 tenham proporcionado aos políticos e formuladores de políticas o “luxo” de ser um retardatário da reforma, os líderes venezuelanos parecem determinados a aprender da maneira mais difícil que as tendências internacionais podem voltar a balançar contra eles a qualquer momento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Having just completed its second consecutive “lost decade”, the Venezuelan case confirms that there are no short cuts to sound political economic management in the era of high capital mobility and securitized capital flows. The maintenance of a muddling-through exchange rate strategy has triumphed, at least for the time being, and enabled an elite executive-level coalition to prevail in pursuing a less than optimal macroeconomic policy. The author argues that Venezuela has avoided a full-blown Mexican or Brazilian-style devaluation by virtue of the Central Bank’s ability to effectively manage the exchange rate. However, this has been the only pocket of modernization, as policymakers throughout the rest of the state bureaucracy have rejected the kinds of market reforms that will be necessary to reverse the country’s highly mediocre performance. While high oil prices since 1999 have afforded politicians and policymakers the “luxury” of being a reform laggard, Venezuelan leaders seem determined to learn the hard way that international trends could again swing against them on a moment’s notice.
  • A Política de Gestão da Taxa de Câmbio nos anos 90 Articles

    ROETT, RIORDAN

    Resumo em Português:

    RESUMO Os quatro países estudados neste ensaio apresentam as três principais opções de política cambial disponíveis para as nações da América Latina. Esta nota conclui os estudos dando uma perspectiva da discussão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The four countries studied in this essay present the three main options of exchange rate policy available for Latin America nations. This note concludes the studies by giving an outlook of the discussion.
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