Acessibilidade / Reportar erro
Brazilian Journal of Political Economy, Volume: 21, Número: 4, Publicado: 2001
  • Decisões Estratégicas e “Overlapping Consensus” na América Latina Articles

    BRESSER-PEREIRA, LUIZ CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo, em primeiro lugar, resume o estruturalismo latino-americano e apresenta razões pelas quais foi tão influente e durável na região, atendendo a demandas reais, e fazia parte da principal economia da década de 1950. Segundo, diz por que, com a Grande Crise dos anos 80, o estruturalismo acabou se transformando em crise, pois não conseguiu acompanhar o ritmo de novos fatos históricos, particularmente com a revolução ou a decolagem industrial, que tornaram as economias latino-americanas intermediárias, ainda em desenvolvimento, mas totalmente capitalista. Terceiro, lista o quase-consenso ou consenso sobreposto que existe hoje sobre o desenvolvimento econômico. Quarto, opõe a “ortodoxia oficial” ao “populismo desenvolvimentista”, o primeiro derivado da economia neoclássica, o segundo ao estruturalismo e oferece, em relação a seis questões estratégicas, uma alternativa de desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper, first, summarizes Latin American structuralism, and offers reasons why it was so influential and durable in the region, as it attended to real demands, and was part of 1950s’ mainstream economics. Second, says why, with 1980s’ Great Crisis, structuralism eventually ended itself into crisis, as it was unable to keep pace with historical new facts, particularly with the industrial revolution or take-off, that made Latin American economies intermediary, still developing, but fully capitalist. Third, it lists the quasi-consensus or overlapping consensus that today exists on economic development. Fourth, opposes “official orthodoxy” to “developmental populism”, the former deriving from neoclassical economics, the later from structuralism, and offers, in relation to six strategic issues, a development alternative.
  • A Integração Latino-Americana na Primeira Década do Milênio Articles

    ARAÚJO JR, JOSÉ TAVARES DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa as perspectivas da integração econômica latino-americana em três níveis inter-relacionados: multilateral, hemisférico e sub-regional. No nível multilateral, argumenta que a OMC não está preparada para regular os padrões de concorrência gerados pela revolução da informação, e isso implica um papel provisório para as instituições regionais. No nível hemisférico, mostra que a ALCA não provocará ameaças imediatas a acordos sub-regionais como Mercosul, Comunidade Andina e CARICOM. Consequentemente, o principal desafio a ser enfrentado pelos governos latino-americanos em um futuro próximo é gerenciar a interação entre políticas domésticas e seus acordos sub-regionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the outlook for Latin American economic integration at three interrelated levels: multilateral, hemispheric and sub-regional. At the multilateral level, it argues that the WTO is not prepared to regulate the competition patterns engendered by the information revolution, and this implies an interim role for regional institutions. At the hemispheric level, it shows that the FTAA will not provoke immediate threats to sub-regional agreements such as Mercosur, Andean Community and CARICOM. Consequently, the main challenge to be faced by Latin American governments in the near future is to manage the interplay between domestic policies and their sub-regional agreements.
  • A Política Fiscal do Plano Real e o Ajuste Fiscal para 1999/2001 Articles

    RAMOS, ANA PAULA

    Resumo em Português:

    RESUMO O principal objetivo deste artigo é analisar os resultados da gestão da política fiscal no Brasil no período entre 1994 e 1999. A ideia central do texto é que não houve mudança significativa na gestão fiscal durante o período, mesmo considerando as programa de ajuste sob o acordo do FMI. A ênfase da política tem sido a abordagem de curto prazo, baseada no aumento das receitas fiscais como forma de evitar a deterioração dos déficits primários. Por outro lado, as reformas estruturais necessárias para apoiar o ajuste fiscal foram adiadas continuamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main purpose of this article is to analyze the results of fiscal policy management in Brazil during the period between 1994 and 1999. The central idea of the text is that there was no significant change in the fiscal management during the period, even considering the fiscal adjustment program under the IMF arrangement. The policy’s emphasis has been the short run approach, based on the raising of the fiscal revenues as a way to avoid primary deficits deterioration. In contrast, the structural reforms necessary to support the fiscal adjustment have been continuously postponed.
  • A economia da “Terceira Via” Articles

    ARESTIS, PHILIP; SAWYER, MALCOLM

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo procura delinear o tipo de análise econômica que percebemos estar envolvida nas ideias da ‘terceira via’. No Reino Unido, o surgimento e a eleição de “novo partido trabalhista” tem sido intimamente associado ao desenvolvimento da noção de “terceira via”. Esboçamos o que vemos, como a análise de uma economia de mercado que sustenta as ideias da “terceira via”, seguida de algumas observações sobre o papel do Estado que também está envolvido. Procuramos ilustrar nossa análise por referência às declarações de política do novo governo trabalhista no Reino Unido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper seeks to outline the type of economic analysis which we perceive to be involved in the ideas on the ‘third way’. In the UK, the emergence and then election of “new Labour” has been closely associated with the development of the notion of the “third way”. We sketch out what we see as the analysis of a market economy which underpins the ideas of the “third way”, which is followed by some remarks on the role of the State which is also involved. We seek to illustrate our analysis by reference to the policy statements of the new Labour government in the UK.
  • A busca pelo ouro: debates monetários no Brasil do século XIX Articles

    VILLELA, ANDRÉ

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo examina alguns aspectos das controvérsias monetárias que ocorreram em vários países durante o século XIX. No Brasil, os defensores do padrão ouro e da restrição monetária, conhecidos como metalistas, prevaleceram sobre os papelistas, cujo principal desejo era a expansão monetária e a criação de crédito. Argumentaremos que os tratamentos anteriores dos debates monetários no Brasil do século XIX ignoraram um ponto crucial, a saber, a defesa (ou não) da conversibilidade dos mil-réis. Isso levou a interpretações errôneas da ideologia subjacente à gestão monetária no período.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper examines some aspects of the monetary controversies which took place in several countries during the nineteenth century. In Brazil advocates of the gold standard and monetary restraint, known as metalistas, prevailed over papelistas, whose major desire was monetary expansion and credit creation. It will be argued that previous treatments of monetary debates in nineteenth-century Brazil have overlooked a crucial point, namely, the defence (or otherwise) of convertibility of the mil-réis. This has led to erroneous interpretations of the ideology underlying monetary management in the period.
  • Meta Inflacionária, Juros e Preços no Varejo Brasileiro Articles

    COSTA, FERNANDO NOGUEIRA DA; DEOS, SIMONE SILVA DE; BRITO, JOSÉ VALNEY DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analisamos as metas de inflação, com foco no mecanismo de transmissão de juros e preços. Seus fundamentos teóricos são analisados com base na literatura convencional e alternativa. Discutimos o desempenho recente do setor de varejo no Brasil, destacando como a política monetária afeta os preços, direta e indiretamente. Concluímos a avaliação crítica da meta de inflação. Nossa principal hipótese é que as taxas de juros devem ser vistas não apenas como um instrumento para controlar o nível geral de preços e o nível de atividade, regulando indiretamente a demanda agregada. Também deve ser visto como um componente fundamental e direto dos preços formados no varejo brasileiro. O grande risco de uma meta de inflação, por um lado, é aumentar a deflação e, por outro, criar estagflação - desemprego e inflação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper we analyze inflation targeting, focusing on the interest - price transmission mechanism. Its theoretical foundations are analized based on conventional and alternative literature. We discuss the recent performance of the retail industry in Brazil, highlighting how monetary policy affects prices, both directly and indirectly. We conclude evaluating inflation targeting in a critical way. Our key hypothesis is that interest rates must be seen not only as an instrument to control the general price level and the level of activity, by indirectly regulating aggregate demand. It must also be seen as a fundamental and direct component of the prices formed in the Brazilian retail industry. The big risk of inflation targeting, on the one side, is to increase deflation and, on the other, to create stagflation - unemployment and inflation.
  • PROCERA: Institucionalidade, Subsídio e Eficácia Articles

    REZENDE, GERVÁSIO CASTRO DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a eficácia do Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária (PROCERA). Começa mostrando a recente evolução dos desembolsos dentro do programa, as fontes de recursos e a taxa de subsídios. Em seguida, prossegue discutindo os objetivos do programa e propondo uma medida de sua eficácia. Além disso, argumenta-se que, devido à alta taxa de subsídios e à estrutura institucional do programa, que gera a crença por parte do mutuário de que o empréstimo não deve ser pago, a eficácia do programa deve ser muito baixa. Isso significa que a maior parte do crédito é usada para comprar bens de consumo ou aumentar a produção para autoconsumo, em vez de aumentar a produção voltada para o mercado. Também são apresentadas algumas evidências empíricas a favor dessa hipótese.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the results of a research on the efficacy of the Special Program of Credit for Agrarian Reform (PROCERA). It begins by showing the recent evolution of disbursements within the Program, the sources of funds and the subsidy rate. It then proceeds by discussing the objectives of the Program and proposing a measure of its efficacy. In addition to that, it is argued that, due to the high subsidy rate and the Program’s institutional framework, that generates the belief on the part of the borrower that the loan is not to be paid, the Program’s efficacy must be very low. This means that most credit is used to buy consumer goods or to increase production for self-consumption, instead of increasing production geared to the market. Some empirical evidence in favor of this hypothesis is also presented.
  • Vale do Silício no Sul Articles

    KAGAMI, MITSUHIRO; KUCHIKI, AKIFUMI

    Resumo em Português:

    RESUMO Novas tendências estão ocorrendo nas indústrias manufatureiras lideradas por empresas multinacionais (EM). A globalização e a liberalização, juntamente com a revolução da tecnologia da informação (TI), aceleraram o setor de “fábulas” na economia de rede, ou seja, terceirizar processos de produção e aquisição global de peças por multinacionais. Como consequência disso, a função principal da multinacional mudou de fabricante para prestadora de serviços, terceirizando processos de produção para fabricantes de contratos estrangeiros (EMs). Na verdade, o NAFTA transformou o México em uma plataforma de produção para os EUA e o Canadá, além de países da América Latina. Podemos observar essas mudanças dramáticas, por exemplo, em Guadalajara, no México, agora chamado de “Vale do Silício no Sul”. Como as multinacionais usam seus nomes de marca para vender produtos, suas funções comerciais se aproximam da indústria da moda. Eles comercializam seus produtos da mesma maneira que a Gucci e a Chanel vendem produtos de design original com os nomes de suas marcas. Portanto, o design e o marketing do produto se tornam muito importantes para as multinacionais alcançarem sucesso nos negócios, enquanto os fornecedores domésticos foram deixados para trás para o fornecimento de peças e componentes nesta nova cadeia de suprimentos global.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT New trends are now taking place within manufacturing industries led by multi-national corporations (MNCs). Globalization and liberalization together with the information technology (IT) revolution has accelerated “fables” industry in the network economy, i.e. outsourcing production processes and global parts procurement by MNCs. As a consequence of this, the primary function of the MNC has changed from that of manufacturer to ‘service’ provider by outsourcing production processes to foreign contract manufacturers (CMs). NAFTA in fact mutated Mexico into a production platform toward the US and Canada as well as Latin American countries. We can observe these dramatic changes, for instance, in Guadalajara in Mexico, now called the “Silicon Valley in the South”. Since MNCs use their brand names to sell products, their business function becomes close to that of the fashion industry. They market their products in the same way as Gucci and Chanel sell products of original design carrying their brand names. Therefore, product design and marketing become highly important for MNCs to achieve success in business while domestic providers have been left behind for their parts and components supply in this new global supply chain.
  • Política industrial: uma visão Neo-Schumpeteriana Sistêmica e Estrutural Articles

    GADELHA, CARLOS AUGUSTO GRABOIS

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo desenvolve uma visão neo-Schumpeteriana da política industrial, tentando superar os focos trabalhados pela teoria econômica convencional. Mostra a inadequação da distinção sugerida pelas abordagens que privilegiam a dimensão horizontal e pelas que defendem uma concepção seletiva da política industrial. A intervenção estatal na dinâmica de inovações da indústria deve ser, simultaneamente, sistêmica e estrutural, privilegiando a ação estatal nas interdependências sistêmicas específicas em relação às diferentes indústrias. Assim sendo, a política industrial sistêmica envolve opções, cuja definição depende dos requisitos peculiares de competitividade da estrutura industrial efetiva e desejada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article develops a neo-Schumpeterian vision of industrial policy, trying to overcome the focuses worked by the conventional economic theory. It shows the inadequacy of the distinction suggested by the approaches that privilege the horizontal dimension and the ones that plead a selective conception of the industrial politics. The state intervention in the innovations dynamics of the industry should be, simultaneously, systemic and structural, privileging the state action in the systemic interdependences that are specific in relation to the different industries. Like this being, the systemic industrial policy involves options, whose definition depends on the peculiar requirements of competitiveness of the effective and desired industrial structure.
  • Da Repressão Financeira ao Microcrédito Articles

    NITSCH, MANFRED; SANTOS, CARLOS A.

    Resumo em Português:

    RESUMO A liberalização acabou por não ser suficiente para garantir a prestação de serviços financeiros aos pobres, especialmente pequenas e microempresas. Instituições especiais, como o Grameen Bank, em Bangladesh, experimentaram com sucesso tecnologias de crédito e estruturas de governança que mostravam a viabilidade de instituições que são ao mesmo tempo comercialmente sustentáveis e orientadas para grupos-alvo. As estratégias recentes centram-se na atualização de fundos rotativos de ONGs, na redução de escala de bancos comerciais e de desenvolvimento e a partir do zero com instituições especializadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Liberalization turned out to be not enough to ensure the provision of financial services to the poor, especially small and micro businesses. Special institutions such as Grameen Bank in Bangladesh experimented successfully with credit technologies and governance structures which showed the viability of institutions that are at the same time commercially sustainable and target-group oriented. Recent strategies center on upgrading rotating funds of NGOs, downscaling commercial and development banks and starting from scratch with specialized institutions.
Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br