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Brazilian Journal of Political Economy, Volume: 42, Número: 3, Publicado: 2022
  • Gerenciando o contágio: Covid-19, saúde pública e comportamento reflexivo Articles

    DAVIS, JOHN B.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo caracteriza uma pandemia como um tipo de contágio e descreve um contágio como um sistema de feedback reflexivo de dois níveis e duas direções. Nesse sistema, as opiniões de especialistas para gerenciar uma pandemia podem atuar como profecias autorrealizáveis devido à forma como influenciam a formação de crenças coletivas. No entanto, quando vários especialistas produzem várias opiniões de especialistas que atuam como profecias autorrealizáveis, isso pode fragmentar a resposta de uma sociedade a uma pandemia, piorando-a em vez de melhorá-la. Este artigo modela esse possível resultado distinguindo duas opiniões de especialistas concorrentes, apelando, respectivamente, para pessoas em situações de seguro de emprego/saúde do tipo bem comum e de pool comum, e argumenta que, para combater a fragmentação de opinião sobre como lidar com uma pandemia, as políticas de saúde pública precisam atender à natureza do raciocínio público. Argumenta que isso implica perguntar como as instituições deliberativas justas e legítimas podem funcionar de maneira “inclusiva e não coercitiva” que permita à sociedade reconciliar visões concorrentes sobre como combater crises em todo o sistema, como pandemias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper characterizes a pandemic as a kind of contagion, and describes a contagion as a two-level, two-direction, reflexive feedback loop system. In such a system, expert opinions for managing a pandemic can act as self-fulfilling prophecies due to how they influence collective belief formation. However, when multiple experts produce multiple expert opinions that act as self-fulfilling prophecies, this can fragment a society’s response to a pandemic, worsening rather than ameliorating it. This paper models this possible outcome by distinguishing two competing expert opinions, appealing respectively to people in club good and common pool types of employment/health insurance situations, and argues that to combat fragmentation of opinion about how to address a pandemic, public health policy needs to attend to the nature of public reasoning. It argues this entails asking how just and legitimate deliberative institutions can function in an ‘inclusive and noncoercive’ way that allows society to reconcile competing visions regarding how to combat system-wide crises such as pandemics.
  • Produtividade, investimento e fluxo de capital: o fracasso do crescimento com poupança externa no Brasil Articles

    LAMONICA, MARCOS TOSTES; LIMA, SERGIANY DA SILVA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho analisa a produtividade e a hipótese do fluxo de capital não influenciar o investimento na economia brasileira. Para tal, apresentamos uma equação de produtividade condicionada as taxas de: investimentos, custos salariais, e demanda externa. A relação entre a produtividade e às taxas de investimentos e salários sugere uma possível simultaneidade, dada a natureza distributiva da renda agregada entre capital e trabalho. Portanto, são utilizados estimadores que tratam a endogeneidade em dois estágios: os Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E) e os Mínimos Momentos Generalizados (MMG), para maior robustez dos resultados. Encontramos que a taxa de investimentos explica a produtividade, mas o fluxo de capitais não determina o investimento produtivo. Além disso, o investimento brasileiro se mostra mais suscetível aos parâmetros de eficiência marginal do capital, cuja queda tem afetado a produtividade brasileira desde os anos 1980.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work analyzes productivity and the hypothesis that capital flow does not influence investment in the Brazilian economy. To do so, we present a productivity equation conditioned on the rates of: investments, wage costs, and external demand. The relationship between productivity and investment and wage rates suggests a possible simultaneity, given the distributive nature of aggregate income between capital and labor. Therefore, estimators that treat endogeneity in two stages are used: the Two-Stage Least Squares (MQ2E) and the Generalized Least Moments (MMG), to increase the robustness of the results. We find that the investment rate explains productivity, but capital flow does not determine productive investment. In addition, Brazilian investment is more susceptible to the parameters of marginal capital efficiency, whose fall has affected Brazilian productivity since the 1980s.
  • Globalização, desglobalização e o Brasil Articles

    BAUMANN, RENATO

    Resumo em Português:

    RESUMO As últimas três décadas testemunharam mudanças importantes nas facilidades de transporte, comunicações e processamento de dados, com efeitos sobre os processos produtivos, os fluxos comerciais e a movimentação internacional de capitais. Do ponto de vista das economias em desenvolvimento a recomendação passou a ser que aderir a esse processo poderia ser instrumento fundamental para estimular o desenvolvimento econômico e social. No caso da economia brasileira, a participação no processo de globalização foi limitada até aqui, exceto no tocante ao movimento de capitais. A participação no comércio de mercadorias permanece baixa, e o número de acordos preferenciais ainda é comparativamente reduzido. Não foi possível reduzir a “distância econômica” em relação às economias de alta renda.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The last three decades have witnessed important changes in transportation, communication and data processing, with effects over productive processes, trade flows and the international movement of capital. From the viewpoint of developing economies this led to the recommendation of adhering to this process as a tool to foster economic and social development. As for the Brazilian economy, its participation in the process of globalization has been limited so far, except for the movement of capital. Its share in total merchandise trade is low, as is the number of preferential trade agreements. It has not been possible to reduce the “economic distance” towards the high-income economies.
  • Da fronteira de pesquisa econômica principal para a economia política institucional crítica Articles

    GARCÍA-QUERO, FERNANDO; CASTELLANO, FERNANDO LÓPEZ

    Resumo em Português:

    RESUMO O ataque das tradições da economia política à economia ortodoxa é dirigido aos pilares que sustentam sua filosofia política e ao cerne de sua metodologia dedutiva e individualista. Esta crítica desafia a atual fronteira de pesquisa econômica dominante, que inclui as noções de ‘nova’ economia institucional, entre outras. Recordando a tradição conhecida como ‘Outro Cânone’, este artigo critica essas teorias e resgata os principais argumentos de uma agenda de economia política institucional verdadeiramente crítica, baseada no papel significativo da história na análise econômica e social, na metodologia indutiva e na ênfase em relações de poder e conflitos de interesse.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The attack of the traditions of political economy upon the orthodox economics is directed at the pillars supporting its political philosophy and at the core of its deductive and individualist methodology. This criticism challenges the current mainstream economics research frontier, which includes the notions of ‘new’ institutional economics, among others. Recalling the tradition known as the ‘Other Canon’, this article criticises these theories and reclaims the principal arguments of a real critical institutional political economy agenda, based on the significant role of history in economic and social analysis, the inductive methodology and the emphasis on power relationships and interest conflicts.
  • A evolução do pensamento sobre o Estado na visãode Peter Evans - uma abordagem teórica Articles

    PEÇANHA, VINICIUS

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho discute a evolução do pensamento de Peter Evans sobre as condições teóricas em que o Estado pode atuar de forma a promover o desenvolvimento de um país. Em um primeiro momento de seu pensamento, Evans constrói o conceito de “autonomia inserida”, que é a base para a sua análise do desenvolvimento de países, focado na acumulação de capital e transformação industrial. Posteriormente, Evans reconhece a necessidade de expandir essa discussão para grupos sociais mais amplos. A abordagem utilizada pelo autor, apesar de similar, é construída sobre um corpo teórico diferente, que envolve uma nova conceituação de desenvolvimento. Nessa segunda etapa, Evans aborda a ideia de democracia deliberativa como sustentáculo do desenvolvimento, conceituando o modelo de Estado desenvolvimentista do século XXI.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper discusses the evolution of Peter Evans’ thought about the theoretical conditions in which the State can act in order to promote the development of a country. In a first moment of his thinking, Evans builds the concept of “inserted autonomy”, which is the basis for his analysis of the development of countries, focused on capital accumulation and industrial transformation. Evans later recognizes the need to expand this discussion to broader social groups. The approach used by the author, although similar, is built on a different theoretical body, which involves a new conceptualization of development. In this second stage, Evans approaches the idea of deliberative democracy as the mainstay of development, conceptualizing the 21st century developmental state model.
  • Uma nova deterioração da reação fiscal brasileira diante da Covid-19 Articles

    CAMPOS, EDUARDO LIMA; CYSNE, RUBENS PENHA; MADUREIRA, ALEXANDRE L.

    Resumo em Português:

    RESUMO A função de reação fiscal mede como o superávit primário do governo reage à evolução da dívida pública. Campos e Cysne (2019b) observaram que a função de reação vem diminuindo quase constantemente desde 2012 e passou de valores positivos para negativos em 2017 e 2018. No período seguinte, a melhora de alguns indicadores econômicos conduziu a reação fiscal a uma recuperação. Todavia, em 2020, com o advento da Covid-19, as despesas com saúde e auxílios emergenciais provocaram uma forte deterioração fiscal, levando o coeficiente de reação fiscal a atingir, novamente, valores negativos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The fiscal reaction function measures how the government’s primary surplus reacts to the evolution of public debt. Campos and Cysne (2019b) observed that the reaction function has been almost steadily decreasing since 2012 and it has turned from positive to negative values in 2017 and 2018. In the subsequent period, the improvement of some economic indicators led the fiscal reaction to a recovery. Nevertheless, in 2020, with the advent of COVID-19, health spending and emergency aids caused a sharp fiscal deterioration, leading the fiscal reaction coefficient to assume, again, negative values.
  • Infraestrutura, expectativas privadas e investimento Articles

    FRAGA, JEFFERSON S.; RESENDE, MARCO FLÁVIO DA CUNHA

    Resumo em Português:

    RESUMO A literatura econômica destaca as externalidades positivas dos gastos em infraestrutura sobre o crescimento das economias. Este artigo, de cunho teórico, se baseia em alguns dos principais insights da Escola Pós-Keynesiana relacionados ao investimento com dois objetivos: i) explicitar as interações entre infraestrutura, convenções, expectativas e investimento agregado privado, sintetizadas naquilo que Keynes denominou investimento tecnicamente social; e ii) demonstrar que as descontinuidades no investimento em infraestrutura reduzem as sensibilidades do investimento agregado privado em relação aos seus determinantes, com implicações para a política econômica. Na literatura Pós-Keynesiana, o investimento privado é volátil e sensível a mudanças de convenções e expectativas. Mostramos que os gastos em infraestrutura estimulam os investimentos privados porque reduzem a incerteza e coordenam o surgimento de convenções e expectativas privadas favoráveis ao investimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Economic literature has highlighted that infrastructure investment shows positive externalities which foster the economic growth. Based upon the Post-Keynesian perspective, the aims of this article are twofold: i) to explain the interactions among infrastructure, conventions, expectations and aggregate private investment, summarized in what Keynes called technically social investment; ii) to show in theoretical terms that discontinuities of infrastructure investments reduce the sensitivities of private aggregate investment in relation to its determinants, with economic policy implications. In the Post-Keynesian view, private investment is volatile and sensitive to changes in conventions and expectations. We show that infrastructure spending stimulates private investments because it reduces uncertainty and coordinates the emergence of private conventions and expectations that foster private investments.
  • Bancos públicos e política monetária: teoria e alguns resultados com base em projeções locais dependentes de estado Articles

    MODENESI, ANDRÉ DE MELO; PASSOS, NIKOLAS

    Resumo em Português:

    Resumo Os efeitos dos bancos públicos sobre a política monetária é um tema central para o fortalecimento das instituições financeiras de desenvolvimento. Reformas recentes na atuação de bancos de desenvolvimento se basearam no argumento de que os bancos públicos reduzem a potência da política monetária. Tais reformas foram realizadas a despeito da escassa literatura empírica apontando os efeitos negativos dos bancos públicos. Alguns estudos evidenciaram que empresas com acesso a crédito de bancos públicos ou a crédito direcionado apresentam menores quedas no investimento e na produção após um choque de política monetária. Contudo, tais estudos utilizam dados microeconômicos e ignoram possíveis efeitos de custo decorrentes de variações na taxa básica de juros. Neste artigo explicitam-se as questões teóricas envolvidas neste debate e evidencia-se empiricamente o efeito do canal de custos da política monetária. Quando se compara os efeitos macroeconômicos dos ciclos de crédito guiados por bancos públicos ou privados não são encontradas evidências de que a política monetária é menos potente nos períodos de alto crédito dos bancos públicos. Mesmo que em períodos de alto crédito dos bancos públicos a política monetária apresente menor efeito sobre a produção, nestes períodos os enigmas dos preços se mostram menos persistentes. A maior estabilidade dos juros dos bancos públicos acarreta menor transmissão de custos financeiros, menor redução no estoque de capital e menor puzzle no câmbio contribuindo, assim, para a condução da política monetária.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We test the hypothesis that public banks reduce monetary policy power for Brazilian economy, during the 2000-2018 period. Previous studies have shown that companies with access to government driven credit present smaller fall in investment and production after a contractionary monetary policy shock. Nevertheless, these studies are based on microeconomic data and ignore cost-push effects of monetary policy. We employ state dependent local projections (Jordà, 2005) to compare monetary policy power (defined as the sensibility of inflation to changes in basic interest rate) between periods of high credit of public banks and periods of high credit of private banks. We do not find evidence that monetary policy is less powerful in periods of high credit of public banks. Even though periods of high credit of public banks present a lower effect over output, those periods present less persistent price puzzles than periods of high private credit. We conduct several robustness tests to confirm our results. We attribute those results to lower flexibility in interest rates of credit from public banks, what leads to lower transmission in financial costs, lower reduction in capital stock and lower puzzle in exchange rate.
  • MERCOSUL em clusters de política comercial: desafios e perspectivas Articles

    KOVAL, ALEXANDRA GENNADYEVNA; ANDRIANOVA, EKATERINA KONSTANTINOVNA

    Resumo em Português:

    RESUMO O forte aumento no número de ALCs coloca as uniões aduaneiras em uma situação ambígua, questionando sua eficácia. Nesse sentido, o Mercosul poderia atrair atenção especial, pois parece apoiar a intenção de retomar a integração dentro do bloco após um longo período de estagnação. Este artigo identifica assimetrias e semelhanças na política comercial dos estados-membros e apresenta uma nova perspectiva sobre a integração regional por meio da análise de cluster. Os resultados do estudo respondem à questão de saber se os países do Mercosul têm padrões de comércio comuns e podem atuar como um único bloco no comércio internacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The sharp increase in the number of FTAs puts customs unions in an ambiguous situation questioning their effectiveness. In this view, MERCOSUR could attract special attention as it seems to support the intention to revive integration within the block after a long period of stagnation. This paper identifies asymmetries and similarities in the member states’ trade policy and presents a new perspective on the regional integration by means of cluster analysis. The results of the study provide the answer to the question of whether MERCOSUR countries have common trade patterns and can act as a single block in the international trade.
  • O papel dos movimentos de capitais no balanço de pagamentos da América Latina em 1990-2019 Articles

    BURACHIK, GUSTAVO

    Resumo em Português:

    RESUMO Estudamos os dados do balanço de pagamentos de um conjunto de países latino--americanos entre 1990 e 2019. Pretendíamos quantificar os principais itens de receita e despesa em moeda estrangeira. Estávamos particularmente interessados em estudar a magnitude e o papel dos fluxos financeiros, seja como fonte de recursos externos, seja como despesa. A análise foi realizada em duas dimensões: seção transversal (para uma amostra de 11 nações) para todo o período e ao longo do tempo para as três décadas cobertas pelos dados. Este estudo oferece uma base empírica para reavaliar a visão tradicional que impõe uma “restrição externa” ao crescimento do comércio exterior. Em contrapartida, os dados aqui analisados sugerem que os itens relacionados aos fluxos financeiros são os principais responsáveis pela vulnerabilidade externa desses países.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We studied the balance of payments data for a set of Latin American countries between 1990 and 2019. We intended to quantify the main items of foreign exchange income and expenditure. We were particularly interested in studying the magnitude and role of financial flows, either as a source of external resources or as an item of expenditure. The analysis was carried out in two dimensions: cross section (for a sample of 11 nations) for the entire period and over time for the three decades covered by the data. This study offers an empirical basis to reassess the traditional view that places an “external constraint” on growth in the foreign trade. In contrast, the data analyzed here suggest that items related to financial flows are the main responsible for external vulnerability of these countries.
  • A teoria dos déficits gêmeos em um modelo stock-flow consistent dinâmico para uma economia aberta Articles

    MELLINI, ANDRÉ; SILVA, GUILHERME JONAS COSTA DA

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho desenvolve um modelo stock-flow consistent que incorpora explicitamente a teoria dos déficits gêmeos para, a seguir, analisar o impacto da política fiscal e da dinâmica da dívida pública em um modelo pós-keynesiano, verificando seus efeitos e limitações. Mesmo rejeitando vários pressupostos neoclássicos, a política fiscal possui limitação para estimular permanentemente o crescimento, pois, se ela não for compatível com o equilíbrio do balanço de pagamentos, o passivo externo líquido aumentará e se tornará insustentável. Por fim, essa hipótese é testada empiricamente e verifica-se que a dinâmica da política fiscal e da posição externa estão associadas quando especificadas de acordo com o exposto por Godley e Cripps (1983) e modificado por Pérez Caldentey (2007).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to incorporate explicitly the twin deficits theory in a stock-flow consistent model to analyze the impact of fiscal policy and public debt dynamics in a post-Keynesian model, investigating the effects and limitations. Even rejecting many neoclassical hypotheses, fiscal policy has limitation to stimulate permanently economic growth because if it’s incompatible with balance of payment equilibrium, net external debt would rise and become unsustainable. Finally, this hypothesis is tested empirically and it is verified that the dynamics of the fiscal policy and external position are associated when specified according to Godley and Cripps (1983) and modified by Pérez Caldentey (2007).
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