Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho

Successful factors of the relationship between farmers and the corn seed industry

Resumo:

O presente estudo analisa a interação e as práticas de gestão da qualidade que caracterizam a relação entre os agricultores responsáveis pela produção de sementes de milho (fornecedores) e a indústria produtora de sementes (compradores). O objetivo do trabalho foi analisar a influência dos fatores relacionais − que incluem a confiança, a comunicação, a capacidade de adaptação, a relação de dependência e o nível de satisfação no desenvolvimento de uma parceria bem-sucedida, representada pelo comprometimento e pela orientação em longo prazo − e, consequentemente, a influência da parceria para a adoção de práticas de gestão da qualidade a partir da perspectiva dos agricultores. Foi realizada uma pesquisa aplicada e descritiva com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de 69 questionários a agricultores fornecedores de sementes. Para analisar o modelo teórico proposto, foi realizada uma análise fatorial confirmatória. As hipóteses foram testadas através da análise de trilhas. Os resultados indicam que uma parceria bem-sucedida é altamente influenciada pela satisfação e pela troca de informações (comunicação), e que a parceria contribui para a adoção de práticas de gestão da qualidade.

Palavras-chave:
gestão da qualidade; relação comprador-fornecedor; sementes de milho

Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural Av. W/3 Norte, Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center Salas 1049-1050, 70719 900 Brasília DF Brasil, - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sober@sober.org.br