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Atenção visual e escolha de atributos em rótulos de cafés especiais

Resumo

Este estudo usa métricas de rastreamento ocular para quantificar a atenção visual dada aos atributos de diferenciação dos cafés especiais. Dois experimentos do tipo Discrete Choice foram desenvolvidos utilizando a embalagem como estímulo para analisar a atenção visual e a probabilidade de escolha de cada atributo. O experimento 1 (466 observações) incluiu a avaliação dos atributos preço, marca, variedade do café, selo orgânico e origem. O experimento 2 (279 observações) testou preço, pontuação, altitude e torra do grão. Os experimentos 1 e 2 revelaram que o uso das métricas Time Fixation Duration (TFD) e Visit Count (VC) foram eficientes na avaliação do efeito da atenção visual na escolha de cada atributo presente na embalagem. No experimento 2, o tempo para a primeira fixação (TFF) e as métricas de disposição a pagar (WTP) também foram significativas, sendo que este teve um valor superior ao preço mais alto indicado pelo varejista. O rótulo de uma embalagem pode ser considerado potencialmente uma primeira ativação em relação à novidade que esses atributos representam e, além disso, os achados deste estudo podem direcionar os esforços da indústria cafeeira para educar seus clientes sobre os principais atributos de qualidade relacionados ao consumo de cafés especiais que ainda são pouco conhecidos, mas que podem gerar lucratividade futura.

Palavras-chave:
comportamento do consumidor; escolha alimentar; atributos do café; eye-tracking; modelo logit binário


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