Revista de Economia e Sociologia Rural, Volume: 59, Issue: 3, Published: 2021
  • Acesso da agricultura familiar ao crédito e à assistência técnica no Brasil ARTIGO

    Cruz, Nayara Barbosa da; Jesus, Josimar Gonçalves de; Bacha, Carlos José Caetano; Costa, Edward Martins

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Crédito rural e assistência técnica são importantes instrumentos de estímulo à agropecuária. Mas de que maneira eles têm sido utilizados pela agricultura familiar, que engloba quase 80% dos estabelecimentos agropecuários brasileiros? O presente artigo, usando microdados da PNAD de 2014, analisa o acesso de Pessoas Potencialmente Classificadas como Agricultor Familiar (PPCAF) a programas de crédito e assistência técnica e extensão rural (ATER), diagnosticando possíveis diferenças pessoais e regionais neste acesso. A análise tabular e via o modelo lógite sobre as PPCAF mostra que: (1) nordestinos são predominantes entre as PPCAF, mas não entre os contemplados no Pronaf e na ATER; (2) à medida que aumenta a faixa de rendimento domiciliar e a escolaridade das PPCAF, aumenta o acesso ao Pronaf e à ATER; (3) enquanto as PPCAF nordestinas e da região Norte fazem maior uso de ATER pública, as PPCAF do Sul e do Centro-Oeste fazem mais uso de ATER privada; (4) os modelos lógites indicam que há menor probabilidade do homem, do menos escolarizado e do nordestino ter acesso à ATER do que os seus contrários nesses requisitos. Constata-se, portanto, haver diferenças pessoais e regionais no acesso à ATER e que precisam ser mais bem tratadas por políticas econômicas.

    Abstract in English:

    Abstract: Rural credit and technical assistance are important agricultural policies adopted in Brazil, where family farming comprises 80% of the Brazilian farmers. However, how have the potentially classified persons as family farmers (PPCAF in Portuguese) in Brazil been granted with credit and technical assistance (TA)? This work analyzes these issues based on 2014 PNAD´s microdata. After organizing the data in tables and run logit model, the following unfolded: (1st) Northeastern Brazilian citizens are predominant among the PPCAF, but not among the ones granted with Pronaf and TA; (2nd) higher household income and formal schooling are linked to larger access to Pronaf and TA; (3rd) the Northeastern and Northern PPCAF make greater use of public-provided TA, while the Southern and Midwestern PPCAF make more use of private-provided TA; (4th) the logit models indicate that men, with lower schooling levels, and the Northeastern inhabitants are less likely to have access to TA than their opponents. There are personal and regional differences concerning the access to TA, which is necessary to be better addressed by economic policies.
  • The market for seeds and seedlings of rosewood (Aniba spp.) in the State of Amazonas Artigo

    Lara, Caroline Schmaedeck; Costa, Caroline Rabelo; Sampaio, Paulo de Tarso Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O pau-rosa é uma das espécies com maior potencial econômico atualmente na Amazônia brasileira. Desta árvore é extraído óleo valorizado pela indústria de perfumaria, tanto que sua exploração levou a espécie à ameaça de extinção. Com a diminuição do recurso, a produção do óleo oscilou de 46 a 2 toneladas ano-1 nos últimos 20 anos, aumentando o preço de venda de USD 40.00 kg-1 a USD 320.00 kg-1 neste mesmo período. Esta valorização tem estimulado o plantio da espécie, que se depara com a limitada disponibilidade de mudas para comercialização. Diante disto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o mercado de sementes e mudas de pau-rosa no Amazonas, identificando o número de produtores, produção e demanda média anual, preços praticados, perfil dos clientes e dificuldades na produção. Os produtores foram identificados através de pesquisas na internet e contatados para elucidar questões mais específicas da cadeia produtiva. Foi verificado que atualmente apenas três empreendedores comercializavam mudas da espécie com certa regularidade, totalizando a média de produção de 20.000 mudas/ano com preço de venda entre R$ 10,00 e R$ 15,00. É evidente que este mercado representa uma oportunidade promissora de negócio, que poderá obter maior êxito caso sejam estabelecidos novos arranjos produtivos.

    Abstract in English:

    Abstract: The rosewood is one of the species with the greatest economic potential in the Brazilian Amazon because its oil is highly valued by the perfumery industry. However, due to exploration the species is threatened of extinction. With the decrease in the resource, oil production has been reduced from 46 to 2 tons/year in the last 20 years, increasing the sale price from USD 40.00 kg-1 to USD 320.00 kg-1 in this same period. This valorization has stimulated the planting of the species, which is faced with limited availability of seedlings for commercialization. Therefore, his research aimed to analyze the seed and seedlings market of rosewood in Amazonas, identifying the number of producers, average annual production and demand, prices practiced, customer profile and production difficulties. Producers were identified through Internet surveys and contacted to elucidate more specific issues in the production chain. We verified that currently, only three entrepreneurs commercialize seedlings of the species with a certain regularity, totaling the average production of 20.000 seedlings/year with sale price between R$ 10.00 and R$ 15.00. This market represents a promising business opportunity, which can be more successful if new production arrangements are established.
  • Spatial distribution of agricultural farms led by women in Brazil ARTICLE

    Estanislau, Patricia; Goebel, Márcio Alberto; Staduto, Jefferson Andronio Ramundo; Kreter, Ana Cecília

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O objetivo central do trabalho é analisar a distribuição espacial das mulheres que estão na direção de estabelecimentos agropecuários nos municípios brasileiros, a partir dos dados dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017, aplicando a econometria espacial. Os resultados mostram que as regiões Nordeste e Norte apresentaram a maior concentração de clusters Alto-Alto em 2006, sendo ampliado em 2017. Essas duas regiões, com enormes áreas rurais pobres, expandiram a participação das mulheres na direção dos estabelecimentos e foram responsáveis por 72,42% da variação ocorrida entre os Censos Agropecuários. A escolaridade teve uma relação positiva com o aumento das mulheres dirigentes nos estabelecimentos agropecuários em 2017. Nos municípios onde ocorreu o processo de redução de estabelecimentos, houve aumento de presença de mulheres na direção. Nós concluímos que a promoção de políticas públicas para as mulheres nas áreas rurais tem grande potencial de promover o desenvolvimento desses estabelecimentos, bem como das áreas rurais.

    Abstract in English:

    Abstract: This work aims to analyze the spatial distribution of agricultural establishments managed by women in the Brazilian municipalities, based on data from the Agricultural and Livestock Censuses of 2006 and 2017, applying spatial econometrics. The results showed that the Northeast and North regions had the highest concentration of High-High clusters in 2006, and increased in 2017. These regions with greater and poorer rural areas expanded the participation agricultural establishments managed by women, and they were responsible for 72.42% the variation that occurred between both Censuses. The education variable was positively related to the increase of the establishments managed by women in 2017. In the municipalities where there was a process of disappearance of agricultural establishments, there was an increase in the presence of female managers. We concluded that the promotion of public policies for women in rural areas improves of potential to promote the development of these establishments as well as rural areas.
  • The inverse relationship between farm size and productivity in Brazil: a non-parametric analysis from kernel regressions Artigo

    Ferreira, Alexandre Amorim Souza; Almeida, Alexandre Nunes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O principal objetivo deste artigo é examinar a hipótese da relação inversa entre o tamanho das propriedades agrícolas e a produtividade no Brasil usando métodos de regressão kernel não paramétricos. Enquanto os estimadores paramétricos são considerados globais, as regressões kernels usam uma amostra de dados próximas a um ponto para ajustar a estimação, o que permite focar em peculiaridades locais da distribuição dos dados, permitindo que os dados “falem por si mesmos”. Ambos os métodos foram aplicados e comparados a partir de dados agregados do Censo Agropecuário de 2006. Entre os principais resultados, observou-se que a hipótese da relação inversa entre a área e a produtividade não é corroborada na análise paramétrica; no entanto, quando os diferentes estimadores não paramétricos são comparados, para a maioria das regiões do país, a relação inversa é observada nas menores propriedades, mas não nas médias e grandes.

    Abstract in English:

    Abstract: The main objective of this work is to examine the hypothesis of the inverse relationship between farm size and productivity in Brazil using non-parametric kernel methods. While parametric estimators are considered global, kernel regressions use a sample of data close to a point to adjust the estimation, which allows focusing on local peculiarities of the data distribution, allowing the data “to speak for themselves”. Both methods are applied and compared using aggregated data from the 2006 Agricultural Census. Among the main results, it was observed that the hypothesis of the inverse relationship between area and productivity was not corroborated in the fully parametric analysis; however, when the different non-parametric estimators are compared, the inverse relationship hypothesis is observed for small farmers, but not for medium and large farmers in most regions of the country.
  • Fatores críticos de sucesso na produção de frango de corte a partir da percepção do produtor integrado da região da Grande Dourados/MS Artigo

    Souza, Sulma Vanessa; Gandra, Érika Rosendo de Sena; Reis, José Francisco dos; Garcia, Rodrigo Garófallo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Objetivou-se analisar os fatores críticos de sucesso na produção de frango de corte sob a ótica do produtor integrado na região da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Metodologicamente, esta pesquisa é caracterizada como sendo descritiva, realizada com uma amostra composta por oito produtores integrados, residentes em municípios distintos: Caarapó, Dourados, Douradina, Glória de Dourados, Itaporã, Rio Brilhante e Vicentina. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado desenvolvido de acordo com os aspectos: estruturais, mão de obra, gestão administrativa, controle financeiro, biosseguridade e parceria integrada (produtor - agroindústria). Com o intuito de agrupar os produtores com características similares, foi utilizada a análise de cluster, pelo método de agrupamento hierárquico complete linkage. O estudo apontou a existência de dois clusters e os resultados demonstraram que, para o cluster 1, o aspecto biosseguridade (cuidados gerais com a saúde do frango, localização do aviário, isolamento e portaria) é considerado o de maior importância para se manter na atividade, sendo que esse cluster demonstrou pouca importância aos aspectos: mão-de-obra, gestão e controle financeiro. Os produtores do cluster 2 também deram maior importância ao aspecto biosseguridade (apenas para o quesito cama de frango) e pouca importância ao aspecto gestão.

    Abstract in English:

    Abstract: The objective was to analyze the critical success factors in the production of broilers from the perspective of the integrated producer in the region of Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Methodologically, this research is characterized as being descriptive, carried out with a sample composed of 8 integrated producers, residing in different municipalities: Caarapó, Dourados, Douradina, Glória de Dourados, Itaporã, Rio Brilhante, and Vicentina. For data collection, a structured questionnaire was used, developed according to the following aspects: structural, labor, administrative management, financial control, biosecurity, and integrated partnership (producer - agribusiness). To group producers with similar characteristics, cluster analysis was used, using the complete linkage hierarchical grouping method. The study pointed to the existence of two clusters and the results showed that for cluster 1, the aspect of biosecurity (general care for the health of the chicken, location of the poultry, isolation, and entrance) is considered the most important to remain in the activity. This cluster showed little importance to the aspects: hand- workforce, management, and financial control. Cluster 2 producers also gave greater importance to the biosecurity aspect (only for the chicken litter item) and gave little importance to the management aspect.
  • Agricultores familiares em canais curtos de comercialização: uma análise quantitativa das feiras municipais Artigo

    Verano, Thiago de Carvalho; Figueiredo, Reginaldo Santana; Medina, Gabriel da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O potencial de inserção comercial de agricultores familiares em canais curtos de comercialização tem sido explorado por importantes estudos qualitativos. Este trabalho apresenta contribuições adicionais a esses esforços ao quantificar a participação de agricultores familiares nas feiras municipais. Verifica-se em que medida as feiras representam alternativas à inserção comercial ao proporcionar: (a) inclusão socioprodutiva dos agricultores familiares; (b) fortalecimento de canais curtos de comercialização; e (c) alternativa ao sistema agroalimentar industrial. A partir de dados quantitativos de 59 feiras, amostradas de um universo de 369 no estado de Goiás, detectou-se que 42,37% das feiras oferecem oportunidades de inclusão comercial aos agricultores familiares, 32,20% fortalecem canais curtos de comercialização e 35,59% funcionam como alternativa ao sistema agroalimentar industrial. Do total, 10,17% das feiras atendem aos três critérios supracitados concomitantemente. As regressões estatísticas revelam que: (1) quanto menor a porcentagem de atravessadores e maior a de agricultores ligados a organizações, maior é a possibilidade de a feira ter mais bancas da agricultura familiar; (2) quanto maior a relevância da feira como espaço de articulação entre agentes e para a catalisação de novos negócios entre agricultores, maior a possibilidade desse canal exercer influência na criação ou no fortalecimento de políticas públicas.

    Abstract in English:

    Abstract: Qualitative research projects have revealed the importance of short food supply chains for providing alternatives for family farmers marketing their agricultural goods. This study presents an additional contribution to these efforts by quantifying the participation of family farmers in farmers’ markets at the county level. It assesses to what extent farmers’ markets represent an alternative market channel by providing: (a) opportunities for family farmers selling their goods; (b) functional short food supply chains and; (c) alternatives to the industrial supply chains. Based on quantitative data from 59 markets, sampled from a universe of 369 farmers’ markets in the Brazilian State of Goiás, we found that 42.37% of the farmers’ markets offer opportunities for family farmers, 32.20% promote local short marketing channels, and 35.59% work as an alternative to the industrial agri-food systems. As a whole, 10.17% of the studied farmers’ markets meet the three above-mentioned objectives. Statistical regressions reveal that: 1) the lower the percentage of middlemen and the greater the percentage of family farmers taking part in farming organizations, the greater the number of stands owned by family farmers; 2) the greater the relevance of the farmers’ market in both the organization of farmers and in the catalysis of new business, the greater the positive influence on public policies.
  • Cadeia agroindustrial e transmissão de preços do algodão ao consumidor brasileiro Artigo

    Alves, Lucilio Rogerio Aparecido; Sanches, André Luis Ramos; Osaki, Mauro; Barros, Geraldo Sant’Ana de Camargo; Adami, Andréia Cristina de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este trabalho tem dois objetivos principais. Em primeiro lugar, analisar o fluxo de transações ao longo da cadeia agroindustrial do algodão, identificando todas as etapas desde a compra dos insumos, seguida de produção agrícola, processamento, incluindo usos industriais da fibra e do caroço de algodão. Em segundo lugar, por meio de modelos aplicados de séries temporais, identificar a direção e a intensidade de transmissão de choques nos preços da fibra de algodão sobre os preços de roupas ao consumidor final. O algodão em caroço passa pelo beneficiamento, gerando os coprodutos caroço, fibrilha e fibra. O caroço é direcionado para ração animal, esmagamento e/ou deslintamento. A fibrilha tem usos industriais. A fibra de algodão é a que se adiciona maior valor agregado, sendo a fiação o primeiro elo da indústria têxtil, seguindo, em conjunto com fibras sintéticas, para tecelagem, malharias ou aviamentos, acabamentos, confecções, obtendo os vestuários e acessórios, ou linha cama, mesa e banho ou mesmo produtos técnicos, sacaria etc., que são vendidos nos mercados atacadistas e varejistas. O que se busca descobrir é como os avanços na eficiência na produção do algodão chegaram ao consumidor brasileiro. Trata-se de avaliar, ao longo do tempo, a transmissão de preços da pluma sobre preços de fios, tecelagem, vestuário e roupas no varejo. São usados dados de janeiro de 2000 a dezembro de 2018. Os resultados mostraram maior relação do preço da pluma com preços de fios e baixo impacto sobre elos seguintes. Entende-se que a pouca inter-relação de preços do algodão com os preços dos demais produtos da cadeia têxtil é resultado dos expressivos volumes e valores das importações de fibras sintéticas e de manufaturados.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper has two main objectives. Firstly, to analyze the flow of transactions in the cotton value chain, identifying all steps from the purchase of inputs, followed by agricultural production, processing, including industrial uses of fiber and cottonseed. Secondly, to identify, through applied time series models, the direction and speed of transmission of shocks in cotton fiber prices over clothing prices to the final consumer. Seed cotton undergoes processing, generating cottonseed, cotton fiber, fibril, and fiber by-products. The cottonseed is intended for animal feed, crushing, and/or delinting. Cotton fiber has industrial uses and is one that adds the most added value. Spinning is the first link of the textile industry, following, together with synthetic fibers, to produce yarn, to weaving, knitting, clothing, obtaining the garments and accessories, or bed, table, and bath line or even products, bags, etc., which are sold in the wholesale and retail markets. Then, we want to understand how advances in efficiency in cotton production reached the Brazilian consumer. It is about evaluating, over time, the transmission of prices of the feather over the prices of yarns, weaving, clothing, and clothing at retail. Data from January 2000 to December 2018 are used. The results showed a greater relationship between cotton fiber price and yarn prices and a low impact on subsequent links. It is understood that the low interrelation of cotton prices with the prices of other products in the textile chain is the result of the significant volume and value of imports of synthetic fibers and manufactured products.
  • Relacionamento e fidelização entre agricultores e consumidores em grupos de venda direta de alimentos agroecológicos em Florianópolis-SC ARTIGO

    Lovatto, Amanda Biesek; Miranda, Dayana Lilian Rosa; Rover, Oscar José; Bracagioli, Alberto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Nas últimas décadas surgiram movimentos contrários ao modelo agroalimentar hegemônico, que prezam pelos valores de qualidade, tradição, confiança e proximidade, geralmente baseados em circuitos curtos de comercialização. Este artigo analisa o relacionamento entre agricultores e consumidores e a fidelização destes, adotando a abordagem do marketing de relacionamento, em grupos de venda direta denominados células de consumidores responsáveis (CCR). A metodologia utilizada nesta pesquisa incluiu observação participante, aplicação de questionários e acompanhamento de trabalho da equipe institucional. Identificou-se que as esferas da produção e do consumo avançaram e mostraram-se interessadas no estreitamento de relações, embora ainda haja afastamento entre ambas. Os consumidores apresentaram um nível crescente de conscientização sobre suas ações quanto ao consumo alimentar responsável e manifestaram satisfação, comprometimento e fidelidade à iniciativa. Conclui-se que o projeto das CCR é um ambiente em potencial para ampliar ações e análises do marketing de relacionamento e de corresponsabilização entre consumidores e agricultores.

    Abstract in English:

    Abstract: In the last decades, movements contrary to the hegemonic agri-food model have emerged. These movements foment values such as quality, tradition, trust, and proximity, usually based on short food supply chains. This article analyzes the relationship between farmers and consumers and the latter’s loyalty to Célula de Consumidores Responsáveis (CCR) (Responsible Consumption Cells), a direct selling group. To carry out the analysis, the relationship marketing approach was adopted. The methodological tools used in this research were participant observation, questionnaire surveys, and work monitoring of the institutional team. It was identified that there is an interest in narrowing the gap between the spheres of production and consumption, although there is still a distance between them. The consumers presented a growing level of awareness regarding responsible food consumption, expressing satisfaction, commitment, and loyalty to the initiative. It was concluded that the CCR project has the potential to broaden actions and analyzes of relationship marketing, and co-responsibility between consumers and farmers.
  • Potencial socioeconômico de produtos florestais não madeireiros na reserva de desenvolvimento sustentável do Uatumã, Amazonas ARTIGO

    Giatti, Otávio Ferrarim; Mariosa, Pedro Henrique; Alfaia, Sônia Sena; Silva, Suzy Cristina Pedroza da; Pereira, Henrique dos Santos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Nas áreas protegidas da Amazônia, o extrativismo de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNMs) é uma das atividades econômicas mais relevantes para o bem-estar das comunidades e para a conservação in situ da agrobiodiversidade. Esta pesquisa objetivou avaliar as atuais práticas de manejo e de comercialização dos PFNMs na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, por meio de entrevistas semiestruturadas com 23 unidades familiares e 7 revendedores locais de produtos regionais. Para avaliação do potencial de comercialização, as seguintes variáveis foram consideradas: abundância de PFNMs disponíveis, interesse das famílias, práticas de uso e de manejo, custo de produção, produtividade e rentabilidade. Dos 24 PFNMs coletados pelas famílias, houve maior representatividade nos produtos alimentícios. Com base em 9 indicadores de potencialidade, os 6 PFNMs com maior frequência de comercialização foram avaliados. A oferta e a demanda mostraram-se como variáveis determinantes em todos os PFNMs, e o custo da mão de obra mostrou-se como o fator de maior impacto no custo de produção. Os PFNMs são recursos que contribuem, principalmente, para a segurança alimentar das famílias. É recomendada a intensificação do manejo da copaíba (Copaifera L.), sobretudo para a obtenção de óleo de resina, produto mais bem avaliado pelas unidades familiares e com demanda regional crescente, segundo os revendedores.

    Abstract in English:

    Abstract: In the protected areas of the Amazon, the extraction of Non-Timber Forest Products (NTFPs) is one of the most relevant economic activities for the well-being of communities and for the in situ conservation of agrobiodiversity. This research aimed to evaluate the current management and commercialization practices of NTFPs in the Uatumã Sustainable Development Reserve, through semi-structured interviews with 23 family units and 7 local resellers of regional products. We considered the following variables to evaluate the commercialization potential: abundance of available NTFPs, interest of families, use and management practices, cost of production, productivity and profitability. Of the 24 NTFPs collected by the families, there was a greater representativeness in food products. Based on 9 potentiality indicators, we evaluated the 6 NTFPs with the highest frequency of commercialization. Supply and demand proved to be the determining variables in all NTFPs and the cost of labor proved to be the factor with the greatest impact on the cost of production. NTFPs are resources that contribute mainly to household food security. Ours results recommend an intensified management of copaíba (Copaifera L.), mainly for obtaining oil-resin, a product best evaluated by Family Units and with growing regional demand, according to retailers.
  • Institutional arrangements in the commercialization of electric energy from sugarcane biomass in the Brazilian midwest ARTICLE

    Garcia, Marli da Silva; Vilpoux, Olivier François; Cereda, Marney Pascoli

    Abstract in Portuguese:

    resumo: Reduzir o uso de combustíveis fósseis e os impactos ambientais justifica a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis. No Brasil, a cana-de-açúcar é a biomassa que gera mais energia elétrica e o estado do Mato Grosso do Sul é responsável pela geração de 10% dessa eletricidade. A produção pode ser negociada no mercado spot em contratos de longo prazo regulados pelo Governo Federal e em contratos livres, entre empresas. Apesar dessas opções, apenas metade das indústrias canavieiras do Mato Grosso do Sul comercializa eletricidade. Com base na Economia dos Custos de Transação, o objetivo desta pesquisa é identificar, dentre as estruturas de governança utilizadas, as mais adequadas para a comercialização da eletricidade produzida pelas usinas de cana-de-açúcar no estado de Mato Grosso do Sul, além de avaliar o impacto do ambiente institucional nessas estruturas. Um questionário foi aplicado a todas as empresas canavieiras do estado e foram realizadas entrevistas com especialistas e agências reguladoras. Os resultados indicam que o uso generalizado de formas plurais de governança reduz os riscos associados a um ambiente institucional fraco e à judicialização do mercado spot. A preferência por contratos livres e transações de curto prazo indica a falta de confiança nas instituições, com a necessidade de fortalecer agências reguladoras independentes.

    Abstract in English:

    abstract: Reducing the use of fossil fuels and mitigating environmental impacts justifies the generation of electricity from renewable sources. In Brazil, sugarcane is the biomass that most generates electricity, and Mato Grosso do Sul state accounts for 10% of this electricity. Production can be traded in the spot market, long-term contracts regulated by the Federal Government, or free contracts between companies. Despite these options, only half of the sugarcane industries in Mato Grosso do Sul commercialize electricity. Based on Transaction cost economics, the objective of this work is to identify the most suitable governance structures used in the commercialization of electricity produced by the sugarcane plants in the state of Mato Grosso do Sul and to evaluate the institutional environment impact on these structures. A questionnaire was applied to all sugarcane companies in the state, and interviews were conducted with specialists and regulatory agencies. The results indicate that the widespread use of plural forms of governance for the commercialization of energy reduces the risks linked to a weak institutional environment and judicialization of the spot market. The preference for free contracts and a large number of short-term transactions indicate a lack of trust in the existing institutions, with the need to strengthen independent regulatory agencies.
  • Allocation of property rights in emerging governance models of agricultural cooperatives in Mato Grosso do Sul: a comparative analysis with traditional cooperatives ARTICLE

    Silva, Alessandra Hocayen da; Caleman, Silvia Morales de Queiroz

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A discussão a respeito da governança de cooperativas agropecuárias tem enfatizado que uma melhor alocação dos direitos de propriedade interfere na competitividade desse modelo de negócio no mercado cada vez mais internacionalizado e desregulamentado. Esse estudo busca um maior aprofundamento da alocação do direito de propriedade em cooperativas agropecuárias de Mato Grosso do Sul/Brasil. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em quatro cooperativas agropecuárias, duas consideradas modelo emergente e duas cooperativas tradicionais. A investigação foi conduzida por meio da análise de atas de Assembleias Gerais Ordinárias, estatutos e entrevistas semiestruturadas com gestores e presidentes. Observou-se que as cooperativas agropecuárias consideradas modelo emergente, em que há seleção de novos membros e que atuam no formato de pool de compras, demonstram evolução em relação ao modelo tradicional ao apontarem maior profissionalização da gestão, evidência da separação entre propriedade e gestão. Outrossim, o modelo emergente torna-se mais atrativo que o tradicional ao alocar o direito residual (sobras) dos membros de forma eficiente.

    Abstract in English:

    Abstract: The discussion about the governance of agricultural cooperatives has emphasized that a better allocation of property rights interferes with the competitiveness of this business model in the increasingly internationalized and deregulated market. This study seeks a greater deepening of the allocation of property rights in agricultural cooperatives in Mato Grosso do Sul/Brazil. The qualitative research was carried out in 4 agricultural cooperatives, two considered an emerging model and two traditional cooperatives. The investigation was conducted through the analysis of minutes of Ordinary General Meetings, statutes, and semi-structured interviews with managers and presidents. It was observed that the agricultural cooperatives, seen as an emerging model, where there is a selection of new members and act in a purchasing pool format, demonstrate an evolution concerning the traditional model by pointing to a greater professionalization of management, evidence of the separation between property and management. Moreover, the emerging model becomes more attractive than the traditional one by efficiently allocating the residual rights (earnings).
  • Greenwashing in environmental marketing strategy in the brazilian furniture market ARTICLE

    Caldas, Márcia Vieira de Alencar; Veiga-Neto, Alípio Ramos; Guimarães, Luciana Gondim de Almeida; Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de; Pereira, Glauber Ruan Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O marketing ambiental busca desenvolver estratégias para fortalecer a imagem empresarial e vincular o apelo ambiental aos produtos e marcas. Contudo, a reputação das empresas pode ser prejudicada se a mensagem verde usa informações falsas ou imprecisas, deixando transparecer que o discurso e a prática estão distantes. Como consequência, o prejuízo pode ser irreversível na percepção dos consumidores. Esta pesquisa objetivou levantar e analisar estratégias de marketing ambiental que denotam a prática de greenwashing na percepção de consumidores do mercado moveleiro nacional. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa ocorreu em duas fases: a primeira com abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados em entrevistas. A segunda fase utilizou abordagem quantitativa, método de coleta survey e aplicação de questionários com consumidores. Como resultado, verificou-se que as variáveis de marketing ambiental que podem ser percebidas como greenwashing são, predominantemente: “preferência por produtos ambientais”, “interesse pela informação verde”, “confiança associada à marca”, “divulgação incentivada de compra verde” e “guia verde gera credibilidade ambiental”. Os resultados permitiram concluir que os consumidores têm consciência sobre as questões ambientais e preferência por produtos verdes, mas práticas de greenwashing prejudicam a sua percepção da imagem da empresa e de suas marcas.

    Abstract in English:

    Abstract: Environmental marketing tries to develop strategies to strengthen the entrepreneurial image and connect environmental appeal to products and brands. However, the companies’ reputation may be undermined if the green message uses false or inaccurate information, making it seem that theory and practice are far apart. As a consequence, the damage can be irreversible from the consumers’ viewpoint. This research aimed at raising and analyzing environmental marketing strategies that denote the practice of greenwashing from the point of view of consumers in the national furniture market. To reach the objective suggested, the research took place in two steps. The first step encompassed a qualitative approach, in which data were collected through interviews. The second step used the quantitative approach, a survey-collection method, and the application of questionnaires with consumers. As a result, it was possible to see that the variables concerning environmental marketing that can be perceived as greenwashing are mostly “preference for environmental products”, “interest in green information”, “brand-associated trust”, “green purchase incentive advertisement” and “a green guidebook generates environmental credibility”. The results led to the conclusion that consumers are aware of environmental issues and prefer green products, but greenwashing practices undermine the perception of the company’s image and its brands.
  • Erratum ERRATUM

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