Revista de Economia e Sociologia Rural, Volume: 59, Issue: 3, Published: 2021
  • Spatial distribution of agricultural farms led by women in Brazil ARTICLE

    Estanislau, Patricia; Goebel, Márcio Alberto; Staduto, Jefferson Andronio Ramundo; Kreter, Ana Cecília

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O objetivo central do trabalho é analisar a distribuição espacial das mulheres que estão na direção de estabelecimentos agropecuários nos municípios brasileiros, a partir dos dados dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017, aplicando a econometria espacial. Os resultados mostram que as regiões Nordeste e Norte apresentaram a maior concentração de clusters Alto-Alto em 2006, sendo ampliado em 2017. Essas duas regiões, com enormes áreas rurais pobres, expandiram a participação das mulheres na direção dos estabelecimentos e foram responsáveis por 72,42% da variação ocorrida entre os Censos Agropecuários. A escolaridade teve uma relação positiva com o aumento das mulheres dirigentes nos estabelecimentos agropecuários em 2017. Nos municípios onde ocorreu o processo de redução de estabelecimentos, houve aumento de presença de mulheres na direção. Nós concluímos que a promoção de políticas públicas para as mulheres nas áreas rurais tem grande potencial de promover o desenvolvimento desses estabelecimentos, bem como das áreas rurais.

    Abstract in English:

    Abstract: This work aims to analyze the spatial distribution of agricultural establishments managed by women in the Brazilian municipalities, based on data from the Agricultural and Livestock Censuses of 2006 and 2017, applying spatial econometrics. The results showed that the Northeast and North regions had the highest concentration of High-High clusters in 2006, and increased in 2017. These regions with greater and poorer rural areas expanded the participation agricultural establishments managed by women, and they were responsible for 72.42% the variation that occurred between both Censuses. The education variable was positively related to the increase of the establishments managed by women in 2017. In the municipalities where there was a process of disappearance of agricultural establishments, there was an increase in the presence of female managers. We concluded that the promotion of public policies for women in rural areas improves of potential to promote the development of these establishments as well as rural areas.
  • Institutional arrangements in the commercialization of electric energy from sugarcane biomass in the Brazilian midwest ARTICLE

    Garcia, Marli da Silva; Vilpoux, Olivier François; Cereda, Marney Pascoli

    Abstract in Portuguese:

    resumo: Reduzir o uso de combustíveis fósseis e os impactos ambientais justifica a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis. No Brasil, a cana-de-açúcar é a biomassa que gera mais energia elétrica e o estado do Mato Grosso do Sul é responsável pela geração de 10% dessa eletricidade. A produção pode ser negociada no mercado spot em contratos de longo prazo regulados pelo Governo Federal e em contratos livres, entre empresas. Apesar dessas opções, apenas metade das indústrias canavieiras do Mato Grosso do Sul comercializa eletricidade. Com base na Economia dos Custos de Transação, o objetivo desta pesquisa é identificar, dentre as estruturas de governança utilizadas, as mais adequadas para a comercialização da eletricidade produzida pelas usinas de cana-de-açúcar no estado de Mato Grosso do Sul, além de avaliar o impacto do ambiente institucional nessas estruturas. Um questionário foi aplicado a todas as empresas canavieiras do estado e foram realizadas entrevistas com especialistas e agências reguladoras. Os resultados indicam que o uso generalizado de formas plurais de governança reduz os riscos associados a um ambiente institucional fraco e à judicialização do mercado spot. A preferência por contratos livres e transações de curto prazo indica a falta de confiança nas instituições, com a necessidade de fortalecer agências reguladoras independentes.

    Abstract in English:

    abstract: Reducing the use of fossil fuels and mitigating environmental impacts justifies the generation of electricity from renewable sources. In Brazil, sugarcane is the biomass that most generates electricity, and Mato Grosso do Sul state accounts for 10% of this electricity. Production can be traded in the spot market, long-term contracts regulated by the Federal Government, or free contracts between companies. Despite these options, only half of the sugarcane industries in Mato Grosso do Sul commercialize electricity. Based on Transaction cost economics, the objective of this work is to identify the most suitable governance structures used in the commercialization of electricity produced by the sugarcane plants in the state of Mato Grosso do Sul and to evaluate the institutional environment impact on these structures. A questionnaire was applied to all sugarcane companies in the state, and interviews were conducted with specialists and regulatory agencies. The results indicate that the widespread use of plural forms of governance for the commercialization of energy reduces the risks linked to a weak institutional environment and judicialization of the spot market. The preference for free contracts and a large number of short-term transactions indicate a lack of trust in the existing institutions, with the need to strengthen independent regulatory agencies.
  • Allocation of property rights in emerging governance models of agricultural cooperatives in Mato Grosso do Sul: a comparative analysis with traditional cooperatives ARTICLE

    Silva, Alessandra Hocayen da; Caleman, Silvia Morales de Queiroz

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A discussão a respeito da governança de cooperativas agropecuárias tem enfatizado que uma melhor alocação dos direitos de propriedade interfere na competitividade desse modelo de negócio no mercado cada vez mais internacionalizado e desregulamentado. Esse estudo busca um maior aprofundamento da alocação do direito de propriedade em cooperativas agropecuárias de Mato Grosso do Sul/Brasil. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em quatro cooperativas agropecuárias, duas consideradas modelo emergente e duas cooperativas tradicionais. A investigação foi conduzida por meio da análise de atas de Assembleias Gerais Ordinárias, estatutos e entrevistas semiestruturadas com gestores e presidentes. Observou-se que as cooperativas agropecuárias consideradas modelo emergente, em que há seleção de novos membros e que atuam no formato de pool de compras, demonstram evolução em relação ao modelo tradicional ao apontarem maior profissionalização da gestão, evidência da separação entre propriedade e gestão. Outrossim, o modelo emergente torna-se mais atrativo que o tradicional ao alocar o direito residual (sobras) dos membros de forma eficiente.

    Abstract in English:

    Abstract: The discussion about the governance of agricultural cooperatives has emphasized that a better allocation of property rights interferes with the competitiveness of this business model in the increasingly internationalized and deregulated market. This study seeks a greater deepening of the allocation of property rights in agricultural cooperatives in Mato Grosso do Sul/Brazil. The qualitative research was carried out in 4 agricultural cooperatives, two considered an emerging model and two traditional cooperatives. The investigation was conducted through the analysis of minutes of Ordinary General Meetings, statutes, and semi-structured interviews with managers and presidents. It was observed that the agricultural cooperatives, seen as an emerging model, where there is a selection of new members and act in a purchasing pool format, demonstrate an evolution concerning the traditional model by pointing to a greater professionalization of management, evidence of the separation between property and management. Moreover, the emerging model becomes more attractive than the traditional one by efficiently allocating the residual rights (earnings).
  • Greenwashing in environmental marketing strategy in the brazilian furniture market ARTICLE

    Caldas, Márcia Vieira de Alencar; Veiga-Neto, Alípio Ramos; Guimarães, Luciana Gondim de Almeida; Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de; Pereira, Glauber Ruan Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O marketing ambiental busca desenvolver estratégias para fortalecer a imagem empresarial e vincular o apelo ambiental aos produtos e marcas. Contudo, a reputação das empresas pode ser prejudicada se a mensagem verde usa informações falsas ou imprecisas, deixando transparecer que o discurso e a prática estão distantes. Como consequência, o prejuízo pode ser irreversível na percepção dos consumidores. Esta pesquisa objetivou levantar e analisar estratégias de marketing ambiental que denotam a prática de greenwashing na percepção de consumidores do mercado moveleiro nacional. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa ocorreu em duas fases: a primeira com abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados em entrevistas. A segunda fase utilizou abordagem quantitativa, método de coleta survey e aplicação de questionários com consumidores. Como resultado, verificou-se que as variáveis de marketing ambiental que podem ser percebidas como greenwashing são, predominantemente: “preferência por produtos ambientais”, “interesse pela informação verde”, “confiança associada à marca”, “divulgação incentivada de compra verde” e “guia verde gera credibilidade ambiental”. Os resultados permitiram concluir que os consumidores têm consciência sobre as questões ambientais e preferência por produtos verdes, mas práticas de greenwashing prejudicam a sua percepção da imagem da empresa e de suas marcas.

    Abstract in English:

    Abstract: Environmental marketing tries to develop strategies to strengthen the entrepreneurial image and connect environmental appeal to products and brands. However, the companies’ reputation may be undermined if the green message uses false or inaccurate information, making it seem that theory and practice are far apart. As a consequence, the damage can be irreversible from the consumers’ viewpoint. This research aimed at raising and analyzing environmental marketing strategies that denote the practice of greenwashing from the point of view of consumers in the national furniture market. To reach the objective suggested, the research took place in two steps. The first step encompassed a qualitative approach, in which data were collected through interviews. The second step used the quantitative approach, a survey-collection method, and the application of questionnaires with consumers. As a result, it was possible to see that the variables concerning environmental marketing that can be perceived as greenwashing are mostly “preference for environmental products”, “interest in green information”, “brand-associated trust”, “green purchase incentive advertisement” and “a green guidebook generates environmental credibility”. The results led to the conclusion that consumers are aware of environmental issues and prefer green products, but greenwashing practices undermine the perception of the company’s image and its brands.
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