Acessibilidade / Reportar erro

Atenção à saúde no primeiro ano de vida de uma coorte prospectiva de lactentes prematuros tardios e a termo de Botucatu, São Paulo, 2015-20171 1 Artigo derivado de tese de doutorado intitulada ‘Atenção à saúde de coorte de recém-nascidos prematuros tardios durante o primeiro ano de vida’, defendida por Maria Cristina Heinzle da Silva Machado junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp), em 2018. O estudo recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp: Processo nº 2015/03256-1); e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (Capes/MEC), mediante concessão de bolsa de demanda social de doutorado para Anna Paula Ferrari.

Atención a la salud en el primer año de vida de una cohorte prospectiva de bebés prematuros tardíos y a término, Botucatu, São Paulo, Brasil, 2015-2017

Resumo

Objetivo:

Avaliar associação entre prematuridade tardia e utilização de serviços de referência no primeiro ano de vida.

Métodos:

Estudo de coorte prospectiva, com dados coletados no 1º, 3º, 6º, 9º e 12º meses dos lactentes. Características maternas e de nascimento foram comparadas entre nascidos a termo e prematuros tardios. Avaliou-se o efeito da prematuridade tardia sobre a utilização de ambulatório especializado e unidade de pronto-socorro/pronto atendimento, internação em unidade de terapia intensiva (UTI) e hospitalização, calculando-se razões de chances ajustadas.

Resultados:

Os 41 prematuros tardios e 540 nascidos a termo diferiram nas frequências de baixo peso ao nascer e não permanência em alojamento conjunto, maiores nos prematuros tardios, estes também com mais chance de internação em UTI neonatal (OR=6,85 - IC95% 2,56;18,34), condição que não se associou à utilização dos demais serviços de referência.

Conclusão:

Prematuridade tardia não se associou à maior utilização de serviços de referência após alta da maternidade.

Palavras-chave:
Atenção à Saúde; Nascimento Prematuro; Nascimento a Termo; Lactente; Estudos Longitudinais

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com