Este documento está relacionado com:
Este documento está relacionado com:
Este documento está relacionado com:

Open-access Vigilância em saúde em eventos de massa: relato da experiência do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da cidade do Rio de Janeiro, 2024

Resumo

Objetivo:  Descrever a estratégia de vigilância em saúde implementada em eventos de massa pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, destacando a atuação em um festival de música.

Métodos:   Este estudo é um relato de experiência. O festival de música ocorreu em 2024 e teve a participação de 730 mil pessoas. No pré-evento, foram realizadas preparações operacionais e o monitoramento do cenário epidemiológico local, nacional e internacional por meio de ferramentas de detecção digital. Durante o evento, foram conduzidas ações in loco e busca ativa de casos de doenças/agravos de notificação compulsória e eventos de interesse para a saúde pública. Durante e após o evento, foi mantido o monitoramento epidemiológico local para identificar possíveis alterações associadas ao festival.

Resultados:  No monitoramento pré-evento, identificou-se o aumento de casos de coqueluche, surtos de doença diarreica e a ocorrência de sarampo, oropouche e gripe aviária. Durante o evento, foram registrados 243 casos de doenças/agravos de notificação compulsória, com destaque para síndrome gripal (42,0%) e intoxicação exógena (32,9%), dois surtos de intoxicação exógena e um de doença diarreica. No pós-evento, não foram observadas alterações no cenário epidemiológico da cidade do Rio de Janeiro.

Conclusão:  A atuação da vigilância em saúde envolveu um conjunto integrado de ações antes, durante e após o evento, que oportunizaram a preparação adequada, detecção precoce e resposta rápida a potenciais emergências em saúde pública. Os aprendizados adquiridos no evento de massa serão incorporados ao planejamento e à preparação de eventos futuros.

Palavras-chave:
Vigilância em Saúde Pública; Eventos de Massa; Monitoramento Epidemiológico; Emergência; Estudo Descritivo

location_on
Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 (61) 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista.saude@saude.gov.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro