Caracterização de materiais educativos impressos sobre esquistossomose, utilizados para educação em saúde em áreas endêmicas no Brasil

Characterization of printed educational materials about schistosomiasis used in health education in endemic areas in Brazil

Evaluación de materiales educativos impresos sobre la esquistosomiasis, utilizados en educación para la salud en zonas endémicas de Brasil

Cristiano Lara Massara Felipe Leão Gomes Murta Martin Johannes Enk Amanda Domingues de Araújo Celina Maria Modena Omar dos Santos Carvalho Sobre os autores

Resumo

OBJETIVO:

caracterizar os materiais educativos impressos sobre esquistossomose produzidos no Brasil, nos níveis federal, estadual e municipal.

MÉTODOS:

os materiais foram caracterizados considerando-se as categorias 'formato', 'parasito e hospedeiro intermediário', 'hospedeiro definitivo' (doente) e 'doença'.

RESULTADOS:

dos 60 materiais avaliados, três não traziam informação sobre as atividades de risco e 41 indicavam mais de um nome popular para a doença, possibilitando maior alcance do público-alvo nas diversas áreas endêmicas; em 53 materiais, o ciclo biológico estava ausente ou incorreto; o molusco, hospedeiro intermediário, estava retratado incorretamente, com imagens estereotipadas em 39 materiais, e ausente em um; o diagnóstico foi mencionado em 36 materiais.

CONCLUSÃO:

os materiais educativos impressos avaliados mostraram incorreções que podem comprometer o trabalho de educação em saúde; ademais, o diagnóstico da esquistossomose foi pouco abordado.

Palavras-chave:
Esquistossomose; Educação em Saúde; Disseminação de Informação; Prospecto para Educação de Pacientes

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