Resumo
Objetivos Adaptar e validar, para o contexto brasileiro, uma ferramenta para mensurar o nível de conhecimento em alimentação segundo a classificação Nova.
Métodos Adaptou-se para o Brasil uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores canadenses em que notas de saudabilidade são atribuídas a 12 imagens de alimentos com diferentes níveis de processamento industrial segundo a classificação Nova – in natura e minimamente processados, processados e ultraprocessados. Escores são computados com base na comparação entre notas atribuídas a alimentos de diferentes grupos, podendo variar de 0 a 8. A versão brasileira, denominada Nova-Conhecimento, foi avaliada por especialistas e submetida a pré-testes com potenciais usuários da ferramenta. Avaliou-se sua validade discriminante, comparando-se escores de estudantes de nutrição (n=76) e licenciaturas (n=99). A validade convergente foi avaliada testando-se a associação entre o escore de conhecimento e o consumo de ultraprocessados em uma subamostra da coorte NutriNet Brasil (n=1.245).
Resultados Estudantes de nutrição apresentaram escore superior aos de licenciatura (6,7 vs. 5,3; p-valor<0,001). Cada ponto de escore esteve associado à redução de 1,03 ponto percentual na participação de ultraprocessados na dieta (p-valor<0,001).
Conclusão A Nova-Conhecimento mostrou-se válida e pode contribuir para ações de vigilância alimentar e nutricional baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira.
Palavras-chave
Guias Alimentares; Educação Alimentar e Nutricional; Letramento em Saúde; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação; Estudos de Validação
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