Resumo
Objetivo Avaliar a completitude, consistência e duplicidade das notificações de automutilação por adolescentes, em Santa Catarina, de 2014 a 2023.
Métodos Tratou-se de estudo de avaliação das notificações do Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan). Analisou-se a completitude de 18 variáveis e classificou-se como excelente (≥95,0%), bom (90,0%-95,0%), regular (70,0%-90,0%), ruim (50,0%-70,0%) e muito ruim (<50,0%). A consistência de sete variáveis foi analisada e classificada como: excelente (≥90,0%), regular (70,0%-89,0%) e baixa consistência (<70,0%). Checou-se a duplicidade a partir da variável “NDUPLIC_N” e por verificação manual. Analisou-se a tendência temporal pela regressão de Prais-Winsten, classificando em estabilidade, aumento e redução.
Resultados Foram identificadas 1.403 notificações de automutilação. A completitude foi excelente em 12 variáveis e boa em três. Orientação sexual (75,8%) e identidade de gênero (76,2%) foram avaliadas como regulares, e motivação da violência (46,1%) foi avaliada como muito ruim. Três variáveis mostraram tendência de aumento de completitude. A consistência foi excelente em seis variáveis e regular em uma, com tendência de aumento no registro de “sexo da pessoa atendida versus sexo do autor”, redução em “presença de deficiência ou transtorno vs. tipo” e estabilidade nas demais. Não houve duplicidades.
Conclusão Os dados analisados mostraram boa qualidade no registro de automutilação por adolescentes no Sinan de Santa Catarina. Estratégias como educação continuada dos profissionais de saúde e alterações na ficha de notificação são essenciais para a qualificação dos registros e o planejamento de ações para o enfrentamento dessa violência.
Palavras-chave
Automutilação; Adolescentes; Notificação; Sistema de Informação de Agravos de Notificação; Estudo de Avaliação
Thumbnail
aCorte de punho; cortes; cortes com lâmina de barbear; cortes de navalho nos braços e mutilação.