Acessibilidade / Reportar erro

Filosofia e marco conceitual: estruturando coletivamente a sistematização da assistência de enfermagem

Filosofía y marco conceptual: estructuración colectiva de la sistematización de enfermería

RESUMO

Objetivo

Construir, com os enfermeiros, a Filosofia de Enfermagem e o Marco Conceitual que servirão como suporte para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em um hospital do Sul do Brasil.

Métodos

Pesquisa Convergente Assistencial. A coleta de dados ocorreu de julho a outubro de 2014, através de duas oficinas e quatro encontros, com 42 enfermeiros. Foram criados a filosofia de enfermagem, o marco conceitual e foi feita a escolha da teórica. Para análise de dados foi utilizada a proposta de Morse e Field.

Resultados

A filosofia envolve as crenças de: equipe de enfermagem; trabalho em equipe; cuidado holístico; excelência no atendimento; liderança/coordenação; equipe interdisciplinar, comprometimento. O marco conceitual traz os conceitos de: ser humano; enfermagem; assistência de enfermagem, cuidado seguro. A teórica definida foi Wanda de Aguiar Horta.

Conclusões

Trouxe como contribuição a construção da filosofia de enfermagem e do marco conceitual da instituição e a definição da teoria de enfermagem.

Filosofia em enfermagem; Processos de enfermagem; Educação em enfermagem; Teoria de enfermagem; Formação de conceito; Modelos teóricos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br