Risco para desenvolvimento do diabetes mellitus em usuários da atenção primária a saúde: um estudo transversal

Lucas de Oliveira Araújo Elaine Souza e Silva Jediane de Oliveira Mariano Ricardo Castanho Moreira Kelly Holanda Prezotto Carlos Alexandre Molena Fernandes Sonia Silva Marcon Sobre os autores

Objetivo:

identificar o risco para o desenvolvimento do diabetes mellitus em usuários da atenção básica em um município do Sul do Brasil.

Método:

os dados foram coletados no período de outubro de 2013 a abril de 2014 com aplicação do Finnish Diabetes Risk Score em 189 usuários.

Resultados:

os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados apresentou risco discretamente moderado e moderado (63,5%). Houve maior prevalência de alto risco para o gênero masculino. Entre as variáveis que apresentaram razão de prevalência significativa para o alto risco, encontram-se a idade, obesidade, circunferência abdominal, sedentarismo e histórico familiar de diabetes mellitus.

Conclusão:

a partir da identificação dos fatores de risco para o diabetes, destaca-se a importância da equipe de saúde na intervenção sobre os que podem ser modificados com o objetivo da prevenção da doença.

Diabetes mellitus; Risco; Atenção primária à saúde


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br