Utilidade da teoria do conforto para o cuidado clínico de enfermagem à puérpera: análise crítica

Utilidad de la teoría de la comodidad para el cuidado clínico de enfermería a la puérpera: análisis crítico

Juliana Vieira Figueiredo Lima Maria Vilani Cavalcante Guedes Lúcia de Fátima da Silva Maria Célia de Freitas Ana Virgínia de Melo Fialho Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Avaliar a utilidade da Teoria do Conforto de Kolcaba para o cuidado clínico de enfermagem à puérpera.

Método

Estudo teórico-reflexivo, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2014, tendo como base o critério da utilidade proposto na análise crítica da teoria de enfermagem de Barnum.

Resultados

A partir da análise de estudo que aplicou a Teoria do Conforto no cuidado de enfermagem a uma puérpera, observou-se que esta teoria atende aos critérios de utilidade, por apresentar conceitos aplicáveis que facilitaram o cuidado clínico de enfermagem à puérpera e contribuíram para aumentar seu nível de conforto. Pela verificação de seus conceitos, considera-se que a teoria pode ser aplicada nos diferentes ambientes de cuidado clínico de enfermagem à puérpera.

Conclusão

A teoria poderá ser utilizada como subsídio para o cuidado clínico de enfermagem à puérpera, o que irá favorecer a melhoria desse cuidado e contribuir para o conforto puerperal.

Teoria de enfermagem; Cuidados de enfermagem; Período pós-parto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br