Acessibilidade / Reportar erro

Modelo assistencial do enfermeiro à beira leito: desafios e perspectivas para uma prática inovadora

RESUMO

Objetivo:

Compreender a prática de enfermeiros no contexto do modelo assistencial a beira leito do paciente em Unidade de Terapia Intensiva, à luz da ética da virtude.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário MG/Brasil. Os dados foram coletados em fevereiro de 2016 mediante entrevista semiestruturada aplicada aos 12 enfermeiros que atuavam na unidade. Os dados foram submetidos à Análise Temática de Conteúdo.

Resultados:

O modelo assistencial “beira-leito” estimula a prática inovadora, (re)direcionando o enfermeiro na busca do seu telos, o cuidado ao paciente, superando a fragmentação da assistência de enfermagem e reconfigurando a identidade profissional. Contudo, a organização do modelo no cenário fez emergir desafios relacionados ao reconhecimento do enfermeiro pela a equipe multiprofissional, gerando rupturas identitárias.

Conclusão:

O modelo beira-leito adotado interfere na relação do enfermeiro com o cuidado, reaproximando profissional e paciente, potencializando a prática inovadora e de excelência.

Palavras-chave:
Enfermagem; Ética; Unidades de terapia intensiva; Cuidados de enfermagem; Prática privada de enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br