Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos registros de patentes na enfermagem brasileira e sua relação com o mestrado profissional

RESUMO

Objetivo:

Analisar os registros de patentes registradas na área da enfermagem no período de 2004 a 2019, relacionando com o início dos Mestrados Profissionais em Enfermagem. Método: Pesquisa documental eletrônica realizada nas bases do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e Plataforma Lattes. Após coleta dos dados foram analisados os pedidos, a data de depósito, os títulos da patente, a classificação internacional de patentes e as áreas de atuação dos profissionais depositantes/inventores.

Resultados:

O estudo aponta que, não houve uma correlação significativa entre os números de patentes registradas com o prelúdio do mestrado profissional em Enfermagem, corroborando com estudos anteriores quanto à incipiência.

Considerações finais:

Apesar de serem dois dos objetivos iniciais dos programas de mestrados profissionais a criação e a inovação tecnológica, analisa-se que as instituições outorgadas precisam simplificar e instrumentalizar os pesquisadores quanto ao processo de registros de patentes, para que possamos deslanchar neste universo tecnológico.

Palavras-chave
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Educação profissionalizante; Tecnologia biomédica; Patente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br