RESUMO
Objetivo:
Compreender reações e sentimentos de profissionais da linha de frente, no atendimento a pacientes internados com suspeita de COVID-19.
Método:
Estudo de abordagem qualitativa realizado em hospital do interior do estado do Paraná, Brasil. A coleta de dados ocorreu entre março e abril de 2020, por meio de entrevistas com 19 profissionais da equipe de saúde. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo.
Resultados:
Da totalidade dos profissionais, 89,5% eram do sexo feminino e 57,8% com idade entre 20 e 30 anos. Da análise qualitativa, destacaram-se as emoções e sentimentos: motivado pela experiência; medo e ansiedade; obrigação; preocupação com a morte, tristeza; discriminação; isolamento; preconceito; incerteza e dúvidas em relação ao futuro.
Conclusão:
A pesquisa evidenciou reações/sentimentos dos trabalhadores revelando ambivalência tanto como impulso motivador e cuidados de si, como de reclusão/temor no enfrentamento do COVID-19.
Palavras-chave:
Emoções; Infecções por coronavírus; Equipe de assistência ao paciente; Pessoal de saúde