Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de enfermeiros que cuidam de crianças sobre a sistematização da assistência de enfermagem

Representaciones sociales de la sistematización de la asistencia de enfermería en la perspectiva de enfermeros que atienden niños

RESUMO

Objetivo

Conhecer as Representações Sociais de enfermeiros que cuidam de crianças hospitalizadas sobre a SAE.

Método

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório com base na Teoria das Representações Sociais, realizado em maio de 2015, com 45 enfermeiros que assistiam crianças de hospitais-escola de um município do Mato Grosso. Os dados foram coletados por meio de entrevista e analisados com o auxílio do software Alceste.

Resultados

Foram encontrados dois eixos temáticos, o primeiro refere-se à dimensão do conhecimento localizando o tempo e o espaço de formação do conceito de SAE. O segundo assinala a dimensão da prática, descrevendo a dinâmica assistencial nas clínicas e as dificuldades cotidianas.

Conclusão

As representações da dimensão do conhecimento não parecem suficientes para ancorar a prática assistencial, apontando a existência de importantes discrepâncias entre as representações, ou seja, entre a valoração do saber e a qualidade do fazer cotidiano.

Enfermagem; Processo de enfermagem; Cuidado da criança

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br