RESUMO
Objetivos:
Conhecer o significado da educação no período perioperatório, em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas e determinar a eficácia da intervenção educativa de enfermagem na melhora da função sexual feminina, qualidade de vida e autoestima em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas.
Métodos:
Design misto, sequencial exploratório. Fase qualitativa entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Estudo quasi-experimental fase quantitativa, grupo controle não equivalente. 26 mulheres em 2 grupos. Instrumentos: Biossociodemografia, Índice de Função Sexual Feminina, Questionário SF-36, Escala de Rosenberg. Ambos os grupos receberão atendimento tradicional e o grupo experimental receberá intervenção educativa de enfermagem com suporte de página web. Requisitos éticos serão considerados.
Resultados esperados:
As mulheres do grupo experimental melhorarão sua função sexual, qualidade de vida relacionada à saúde e autoestima em relação ao grupo de comparação.
Conclusões:
A educação no período perioperatório da histerectomia é essencial para a recuperação da mulher que vive essa experiência
Palavras-chave:
Qualidade de vida; Sexualidade; Autoimagem; Histerectomía