Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção educacional de enfermagem em mulheres histerectomizadas: um protocolo de estudo de método mista

RESUMO

Objetivos:

Conhecer o significado da educação no período perioperatório, em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas e determinar a eficácia da intervenção educativa de enfermagem na melhora da função sexual feminina, qualidade de vida e autoestima em mulheres submetidas à histerectomia por causas benignas.

Métodos:

Design misto, sequencial exploratório. Fase qualitativa entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Estudo quasi-experimental fase quantitativa, grupo controle não equivalente. 26 mulheres em 2 grupos. Instrumentos: Biossociodemografia, Índice de Função Sexual Feminina, Questionário SF-36, Escala de Rosenberg. Ambos os grupos receberão atendimento tradicional e o grupo experimental receberá intervenção educativa de enfermagem com suporte de página web. Requisitos éticos serão considerados.

Resultados esperados:

As mulheres do grupo experimental melhorarão sua função sexual, qualidade de vida relacionada à saúde e autoestima em relação ao grupo de comparação.

Conclusões:

A educação no período perioperatório da histerectomia é essencial para a recuperação da mulher que vive essa experiência

Palavras-chave:
Qualidade de vida; Sexualidade; Autoimagem; Histerectomía

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br