Open-access Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa

Contribuciones de tecnología educativa digital en la educación de habilidades de enfermería: revisión integradora

RESUMO

Objetivo  Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem.

Método  Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia educacional” ou respectivos termos em inglês.

Resultados  Amostra de 30 artigos agrupados nas categorias temáticas “tecnologia na simulação com manequins”, “estímulo à aprendizagem” e “ensino de habilidades de enfermagem”. Identificou-se diferentes formatos de tecnologias educacionais digitais utilizadas no ensino de habilidades de Enfermagem, como vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, hipertexto, jogos e simuladores com realidade virtual.

Conclusões  Esses materiais digitais colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.

Educação em enfermagem; Tecnologia educacional; Instrução por computador

RESUMEN

Objetivo  Analizar las aportaciones de la utilización de tecnología educativa digital utilizadas en la enseñanza de habilidades de enfermería.

Método  Revisión integradora con la búsqueda bibliográfica en cinco bases de datos desde 2006 hasta 2015 con combinaciones de descriptores ‘educación en enfermería’, ‘instrucción por computadora’, ‘tecnología educacional’ o respectivos términos en inglés.

Resultados  Muestra de 30 artículos agrupados en categorías temáticas ‘tecnología en maniquíes de simulación’, ‘estimulando el aprendizaje’ y ‘enseñanza de habilidades de enfermería’. Se identificaron diferentes formas de tecnologías educativas utilizadas en la enseñanza de habilidades de enfermería, tales como videos, entornos virtuales, aplicaciones de hipertexto, juegos, simuladores de realidad virtual.

Conclusiones  Estos materiales digitales ayudan en la adquisición de marco teórico que apoyan las prácticas, optimizan la enseñanza y permiten el uso de métodos de aprendizaje activo, rompiendo con la enseñanza tradicional para demostrar y repetir los procedimientos.

Educación en enfermería; Tecnología educacional; Instrucción por computadora

ABSTRACT

Objective  To analyze the contributions of digital educational technologies used in teaching nursing skills.

Method  Integrative literature review, search in five databases, from 2006 to 2015 combining the descriptors ‘education, nursing’, ‘educational technology’, ‘computer-assisted instruction’ or related terms in English.

Results  Sample of 30 articles grouped in the thematic categories ‘technology in the simulation with manikin’, ‘incentive to learning’ and ‘teaching of nursing skills’. It was identified different formats of digital educational technologies used in teaching Nursing skills such as videos, learning management system, applications, hypertext, games, virtual reality simulators.

Conclusions  These digital materials collaborated in the acquisition of theoretical references that subsidize the practices, enhancing the teaching and enable the use of active learning methods, breaking with the traditional teaching of demonstrating and repeating procedures.

Education, Nursing; Educational technology; Computer-assisted instruction

INTRODUÇÃO

Os recursos de informática são considerados por muitos educadores e por instituições de ensino como a possibilidade de modernização do ensino, denominando-os de ‘novas tecnologias’1. No entanto, deve-se considerar que apenas a utilização da tecnologia não é a garantia de uma melhor aprendizagem havendo a necessidade de serem desenvolvidas ações pedagógicas que possibilitem um fazer crítico vinculado à realidade, construído na autonomia e na cooperação dos estudantes2.

Assim, as tecnologias educacionais digitais (TED) são cada vez mais utilizadas nos cursos da área da saúde colaborando na diversificação e flexibilização das atividades, possibilitando que o estudante acesse os conteúdos em tempo e no local que desejar, além de proporcionar a interação entre os estudantes além do espaço físico da sala de aula presencial3. Esses recursos referem-se a vídeos, jogos e hipertextos, utilizados em atividades presenciais ou a distância (e-learning), podendo ser difundidos pela internet, por DVDs, CD-ROMs, televisão ou telefone celular (m-learning)4-6.

Essas múltiplas possibilidades de recursos tecnológicos destinadas a estudantes de graduação na área da saúde podem ser propostas e orientadas por diferentes paradigmas educacionais, como foi evidenciado na revisão sistemática publicada pela Organização Pan-Americana de Saúde7. As estratégias de ensino utilizando TED obtiveram uma avaliação positiva por parte dos estudantes, como um recurso que dinamiza as atividades substituindo a repetição e a passividade das aulas presenciais. Os resultados desta revisão sistemática indicaram a necessidade de realização de estudos mais amplos, avaliando as possibilidades de incorporação de novos recursos tecnológicos ao ensino7.

Nesse sentido, observa-se que as TED estão cada vez mais presentes no ensino em enfermagem, seja em sala de aula ou em laboratório de práticas, introduzindo o conceito de simulação online (e-simulation)1. Há uma grande variedade de inovações tecnológicas que colaboram no desenvolvimento de habilidades clínicas em enfermagem, como simulação, ambientes virtuais de aprendizado e outros materiais didáticos digitais8. Na literatura há relatos de que esses recursos tecnológicos dinamizam o ensino, desenvolvem habilidades e conhecimentos capazes de mobilizar atitudes de resolução de problemas2.

Pode-se conceituar habilidades de enfermagem como as atividades peculiares ao exercício da profissão relacionadas à realização de intervenções que objetivam recuperar e preservar à saúde humana. Entre essas estão aquelas relacionadas às que objetivam manter as atividades de vida cotidiana como a higiene corporal, o sono e repouso, a alimentação e hidratação e eliminações, como também as relacionadas às ações terapêuticas como a administração de medicamentos, cateterismos, higiene das mãos, verificação de sinais vitais entre outros9.

O ensino de habilidades na área da enfermagem está em constante aperfeiçoamento devido à complexidade do processo de cuidar, devendo ser fundamentado em evidências e integrando conhecimentos teóricos com a realização de práticas. Da mesma forma as atividades curriculares não podem descuidar da segurança do paciente nos ambientes de cuidado e do estudante inserido nos campos de prática10. Nesse sentido é que as tecnologias educacionais são incorporadas no ensino de Enfermagem com o propósito de colaborar no desenvolvimento da cultura de segurança do paciente8. A possibilidade do estudante e do profissional de saúde simular a execução de um cuidado em um ambiente virtual ou em manequins, quantas vezes forem necessárias, auxilia na aquisição e no aperfeiçoamento de habilidades.

Considerando que as TED se inserem cada vez mais no ensino de Enfermagem e que existe uma grande diversidade de materiais disponíveis para utilização, questionou-se quais são os benefícios da utilização desses recursos tecnológicos na aprendizagem de habilidades de Enfermagem. A revisão de artigos que tenham analisado a utilização desses recursos é relevante para a implantação de atividades no ensino de habilidades que demonstraram ser efetivos no ensino de Enfermagem, desta forma contribuindo com a formação em saúde.

O objetivo deste foi analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem.

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que seguiu cinco etapas: formulação do problema, coleta de dados, avaliação dos dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados11. Na formulação do problema adaptou-se a estratégia PICO12 apresentando a seguinte questão norteadora: quais são as contribuições do uso de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de Enfermagem.

A coleta de dados foi realizada nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MEDLINE/PubMed, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science (WOS).

Os descritores adotados para busca foram extraídos do Banco de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH) os quais foram: Educação em Enfermagem/Education, Nursing; Tecnologia Educacional/Educational Technology e Instrução por Computador/Computer-Assisted Instruction. O cruzamento dos DeCS e dos MeSH seguiu o protocolo conforme apresentado em Quadro 1.

Quadro 1
– Cruzamentos de DeCS e MeSH por Base de dados. Porto Alegre, 2016

Os critérios de inclusão contaram com a seleção de artigos obtidos em pesquisas com dados primários que abordavam a temática em estudo nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis online na íntegra, publicados no período de 2006 a 2015. O período de escolha para a busca bibliográfica levou em consideração a possibilidade de identificar recursos digitais que ainda estejam disponíveis para utilização. Os critérios de exclusão foram resumos de trabalhos publicados em anais de eventos, dissertações, teses ou textos de Instituições governamentais; estudos com dados secundários como revisões, relatos ou reflexões.

Para avaliação dos dados, utilizou-se um instrumento com os dados básicos dos artigos selecionados contendo título, autor, ano de publicação, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. A partir das informações do instrumento de coleta, elaborou-se um quadro sinóptico para apresentação dos resultados que contemplou os seguintes aspectos: contribuições para o ensino de habilidades de Enfermagem, autores, tipo de TED e assunto desenvolvido. Salienta-se, ainda, que foram observados os aspectos éticos neste artigo de revisão, citando os autores indicando a fonte nas paráfrases.

RESULTADOS

O cruzamento dos DeCS e MeSH identificou um total 6.917 artigos nas bases de dados, sendo 164 no LILACS, 926 na CINAHL, 3.613 no MEDLINE/PubMed, 2.098 na Scopus e 116 na Web of Science. Os registros excluídos por duplicidade ou não se referirem à temática em estudo totalizaram 4.493. Os artigos selecionados atendendo os critérios de elegibilidade totalizaram 76, havendo a exclusão de 46 artigos que não responderiam à questão norteadora, selecionando 30 artigos que constituíram essa revisão integrativa (Figura 1).

Figura 1
– Diagrama da seleção de artigos para revisão integrativa. Porto Alegre, 2017

Dos 30 artigos que compõem a amostra, 21 (70,0%) estão no idioma inglês e 9 (30,0%) no idioma português. O periódico com maior número de publicações foi Nurse Education Today com 9 (30,0%) artigos. Com relação ao ano de publicação, 2013 foi o ano prevalente, compreendendo uma amostra de 6 (20,0%) artigos. Em relação a origem dos estudos verificou-se que 11 (36,7%) foram desenvolvidos no Brasil.

Após a leitura, análise e síntese do conteúdo dos artigos, foram identificadas três categorias temáticas sobre as contribuições da utilização de TED no ensino de habilidades de Enfermagem, os quais foram: ‘Tecnologia na simulação com manequins’, ‘Estímulo à aprendizagem’ e ‘Ensino de habilidades de Enfermagem’. O Quadro 2 apresenta os artigos analisados distribuídos conforme a categoria temática, a TED utilizada e o assunto de que tratavam na área do ensino.

Quadro 2
– Quadro sinóptico dos artigos científicos incluídos na amostra. Porto Alegre, 2017

DISCUSSÃO

Os artigos dessa revisão apresentam contribuições de diferentes tecnologias para o ensino de habilidades de Enfermagem. Frente a grande diversidade de tecnologias constatou-se que a terminologia TED pode se referir a manequim simulador de alta fidelidade13, simulador em ambiente virtual15, vídeos23, jogos educativos29, aplicativos para telefonia móvel22, hipertexto28, bem como cursos completos com mais de um recurso digital agregado18. Há uma produção tecnológica expressiva na área da saúde e a Enfermagem participa das equipes multiprofissionais responsáveis pelo desenvolvimento desses recursos.

Esses materiais digitais foram produzidos para serem utilizados em diferentes contextos como no ensino presencial29, em cursos online39 ou destinados especificamente à telefonia móvel22. A sala de aula, nesse contexto, transcende o ambiente físico presencial. Como a maioria desses recursos foram produzidos destinados a estudantes de cursos de graduação, os quais são na sua maioria são jovens, a usabilidade em dispositivos móveis respeita as características desses usuários conectados que podem acessar os objetos educacionais no tempo e no local desejado.

Na análise dos artigos foram identificadas três categorias temáticas que serão apresentadas a seguir. O tema ‘Tecnologia na simulação com manequins’13-16foi caracterizado pelos estudos que apresentaram a integração do uso de software nos cenários de simulação oferecendo maior precisão e realismo. As práticas que associaram essas duas ferramentas auxiliaram os estudantes a compreender a anatomia envolvida no processo de realização do procedimento, sendo um facilitador para a aprendizagem das habilidades manuais14. Da mesma forma, a possibilidade de repetir a habilidade repetidas vezes em simuladores dá confiança ao estudante, e segundo os mesmo, colabora na segurança do paciente reduzindo o risco de causar danos16.

Na avaliação do desempenho da aprendizagem de punção venosa periférica utilizando simulação em manequins, realidade virtual e a associação dos dois recursos, demonstrou que a associação das duas tecnologias assegurou uma melhor performance15. Em outro estudo, que também combinou o uso de software de simulação virtual com manequins simuladores, ocorreu o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras com melhores resultados cem relação aos métodos tradicionais de ensino de habilidades13. A associação de diferentes recursos tecnológicos desenvolve distintas habilidades, o que promove uma aprendizagem significativa.

A categoria temática ‘Estímulo à aprendizagem’ reuniu os artigos que relataram a incorporação das TED em métodos ativos da aprendizagem possibilitando o protagonismo do estudante17-30. O software educacional no ensino de habilidades de enfermagem estimula a independência dos estudantes, contribuindo na associação da teoria com a prática, além de resgatar assuntos, como anatomia e fisiologia, que haviam sido estudados em semestres anteriores17.

As disciplinas que desenvolvem os temas de habilidades são presenciais, mas ao utilizarem ambiente virtual de aprendizagem (AVA) promovem um melhor aproveitamento dos conteúdos teóricos, dinamizando a experiência em sala de aula e despertando o interesse do estudante para o seu auto aprendizado27. Em um estudo brasileiro, que utilizava AVA com aprendizagem baseada em problemas sobre sinais vitais, a experiência foi referida pelos participantes como sendo nova e interessante, pois estimulava as discussões e a curiosidade dos alunos em buscarem novas alternativas25.

Nesse sentido pode-se citar práticas de ensino na modalidade híbrida, ou seja, atividades presenciais associadas a atividades a distância que desenvolveram o tema administração de medicamentos20. Nesse estudo foram avaliados os vídeos, as narrativas, o quis e as imagens apresentadas no ambiente virtual, as quais foram consideradas pelos estudantes como sendo importantes no desenvolvimento das habilidades clínicas, sem descartarem as atividades práticas no laboratório20.

Da mesma forma, os aplicativos e os vídeos educacionais tornam-se um apoio às aulas práticas de habilidades. A TED pode apresentar os fundamentos do procedimento, bem como os materiais e o passo-a-passo de realização da técnica de Enfermagem22-23. A presença de múltiplas ferramentas torna o aprendizado mais atrativo à medida que essas vão sendo utilizadas, proporciona construção do aprendizado individual e coletivo dos estudantes21. O acesso às TED em horário extraclasse, como um complemento de ensino, foi indicado como sendo um fator que contribuiu na obtenção de habilidades e gerou uma maior satisfação aos alunos23.

A flexibilidade de acesso a materiais digitais, nos quais os alunos possam acessar quando e onde preferirem, estimula para que estudem de forma independente, contribuindo com a autonomia no seu aprendizado20. Um objeto digital que permita aos estudantes estudarem de forma independente pode ser usado para fortalecer o conhecimento teórico e técnico em cursos de graduação em enfermagem18.

Cabe destacar que embora a TED possa ser um instrumento versátil e impactante, apenas sua presença não garante um processo educacional efetivo27. Isso exige que os professores de enfermagem identifiquem o referencial pedagógico mais adequado para terem o apoio de TED. Além disso, o desafio dos docentes está em propor atividades com TED de forma que envolvam e motivem os estudantes a aprenderem integrando suas experiências e conhecimentos prévios20.

A terceira categoria foi denominada ‘Aprendizagem de habilidades de Enfermagem’31-42apresentando os artigos que demonstraram que as TED contribuem com a aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades técnicas, sem desconsiderar a importância dos momentos de práticas clínicas supervisionadas.

O ensino de habilidades de Enfermagem tradicionalmente recorre a aulas expositivas e a demonstração prática em laboratório de ensino. O papel do estudante neste cenário restringe-se a observar e repetir a demonstração. Estudos propuseram incorporar TED nas atividades de ensino reduzindo do tempo de aulas expositivas e assuntos repetitivos37. A criação de ferramentas digitais com o intuito de apoiar e reforçar o processo de aprendizagem foi um recurso útil e viável no ensino de habilidades de enfermagem, se diferenciando da monotonia presente em aulas expositivas38. Nesse contexto os estudantes tem acesso ao conteúdo, com uma apresentação mais detalhada, imagens com boa resolução, indicação de teoria que apoia o procedimento, recursos que integram áudio e vídeo, exercícios que problematizam o tema, que podem desafiar sua curiosidade propondo simular digitalmente o procedimento antes de fazê-lo no presencial31-33,36. O momento presencial tornar-se mais rico, com o professor assumindo a orientação da aprendizagem, o esclarecimento de dúvidas e o acompanhamento das práticas em laboratório. O uso da TED como reforço a métodos tradicionais é uma opção válida, capaz de gerar uma mudança de atitude nos estudantes com o foco na aprendizagem.

As TED foram utilizadas na preparação para as práticas em laboratório diminuindo a ansiedade e melhorando a performance no momento da execução das habilidades de Enfermagem32. Como complemento no ensino de habilidades, auxiliaram na revisão teórica e das etapas que deveriam ser executadas, colaborando com a autoaprendizagem do estudante de Enfermagem23.

A criação de um ambiente seguro para as atividades práticas fornece ao aluno a opção de realizar repetidas vezes o mesmo procedimento, permitindo erros para o aprimoramento da técnica, aumenta a segurança do executante e, futuramente, não põe em risco a saúde de pacientes31. Preparar estudantes de enfermagem com conhecimento e habilidade é essencial para a formação do enfermeiro, para tanto é necessário desenvolver uma prática segura para que as necessidades do paciente sejam efetivamente atendidas39. Desta forma, pode-se considerar as TED são recursos que promovem aprendizagens significativas e reduzem a exposição dos pacientes a danos associados aos cuidados em saúde.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na presente revisão integrativa identificou-se diferentes formatos de TED no ensino de habilidades de Enfermagem. Esses materiais digitais dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.

Na análise dos artigos destacou-se que as tecnologias educacionais digitais contribuem ao ensino de habilidades de enfermagem, melhorando a aquisição de referenciais teóricos que subsidiam as práticas. Entende-se que é importante preparar estudantes em realidades simuladas, virtuais e com manequins, para quando tiverem demonstrado habilidade e segurança serem encaminhados para realizar o procedimento com humanos. Este método permite o auto reconhecimento de eventuais erros antes de realizar o cuidado com o paciente real. As modalidades híbridas de ensino, que integrem TED e manequins em ambientes simulados, proporcionam métodos flexíveis que desenvolvem o pensamento crítico e priorizam o protagonismo do estudante.

Uma das limitações na adoção de tais recursos reside no alto custo para aquisição ou desenvolvimento da TED, o que faz com que muitas instituições não consigam ter acesso aos mesmos. A formação permanente dos docentes e o apoio institucional podem tentar minimizar esse distanciamento, orientando sobre o desenvolvimento de materiais digitais mais acessíveis, como os vídeos por exemplo.

As recomendações para o ensino se subsidiam na necessidade dos cursos de graduação em Enfermagem analisarem os recursos mais adequados e efetivos para serem utilizados na sua realidade, associando a melhor tecnologia possível com o método de ensino mais adequado. Da mesma forma, as pesquisas na área da informática na educação podem se aproximar das práticas de enfermagem desenvolvendo propostas de materiais digitais de alta qualidade, apresentando um recurso mais fidedigno à realidade.

Como limitação deste estudo destaca-se que não foram identificados estudos quase-experimentais que possibilitassem a descrição mais precisa das evidências na temática investigada. A falta de padronização na nomenclatura, tanto nos descritores como nas habilidades, também restringiu a amplitude das buscas.

Agradecimento

Os pesquisadores agradecem o apoio financeiro do CNPq.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017

Histórico

  • Recebido
    14 Jul 2016
  • Aceito
    11 Abr 2017
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