Estratégias utilizadas pela enfermagem em situações de violência no trabalho em hemodiálise

Estrategias utilizadas por la enfermería en situaciones de violencia en el trabajo en hemodiálisis

Onélia da Costa Pedro Cordenuzzi Suzinara Beatriz Soares de Lima Francine Cassol Prestes Carmem Lúcia Colomé Beck Rosângela Marion da Silva Daiane Dal Pai Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Identificar as estratégias utilizadas pelos trabalhadores de enfermagem de um serviço de hemodiálise em situações de violência perpetrada por pacientes durante a assistência.

Método

Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, que utilizou grupo focal com a participação de oito trabalhadores da equipe de enfermagem de um serviço de hemodiálise privado do sul do Brasil. Empregou-se a análise de conteúdo temática para tratamento dos dados.

Resultados

As estratégias utilizadas são descritas nas categorias: Tolerar a violência pela condição de saúde do paciente; Contornar as situações de conflito e ceder à solicitação do paciente; Adotar um posicionamento de rejeição à violência; e Se afastar do paciente agressor.

Considerações finais

Evidencia-se a necessidade de mobilização coletiva dos trabalhadores e, principalmente, da instituição como mediadora, na busca pela prevenção e não propagação da violência no ambiente de trabalho.

Enfermagem; Violência no trabalho; Estratégias; Diálise renal; Saúde do trabalhador

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br