Acessibilidade / Reportar erro

Autoeficácia e medo da dor ao movimento na lombalgia crônica: uma intervenção desenvolvida por enfermeiras

RESUMO

Objetivo:

Testar o efeito de intervenções para lombalgia crônica desenvolvidas por enfermeiros no Programa para Aumentar a Autoeficácia e Diminuir o Medo da Dor e Evitação do Movimento.

Método:

Ensaio clínico, com 81 pacientes, realizado em 2016, no Ambulatório de Dor em São Luís, Maranhão, Brasil. Os grupos receberam: A (educação e exposição), B (educação) e C (controle). Realizaram-se testes Qui-quadrado, Exato de Fisher, ANOVA e Kruskal Wallis.

Resultados:

Pacientes dos grupos A e B melhoraram a autoeficácia, ansiedade, depressão e incapacidade, comparados ao grupo C. A redução no medo da dor e evitação do movimento foi maior no Grupo A, que também apresentou diminuição na dor atual e escores gerais de dor, comparado ao Grupo B e C.

Conclusão:

A Educação foi efetiva no aumento da Crença de Autoeficácia. Para a Crença de Medo da Dor e Evitação ao Movimento e intensidade da dor, a associação com exposição mostrou melhores resultados.

Palavras-chave:
Autoeficácia; Medo; Dor lombar; Ansiedade; Depressão; Cuidados de enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br