Acessibilidade / Reportar erro

Continuidade do aleitamento materno no retorno ao trabalho: sentimentos, desafios e estratégias de enfermeiras nutrizes

RESUMO

Objetivo:

Descrever sentimentos, desafios e estratégias relacionados à continuidade do aleitamento materno no retorno ao trabalho na percepção de enfermeiras nutrizes.

Método:

Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, com amostragem por bola de neve. A coleta de dados ocorreu virtualmente entre agosto e setembro de 2020 no Estado do Rio de Janeiro. Utilizou-se o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e a Análise Temática.

Resultados:

Participaram 42 enfermeiras que citaram medo, saudade, angústia e prazer no retorno ao trabalho. Foram relatados desafios como falta de infraestrutura para ordenha nos serviços de saúde, escalas desfavoráveis e múltiplos vínculos. Foram mencionadas como estratégias redes de apoio, espaços de escuta, horários e locais adequados para ordenha.

Conclusão:

Foram identificados distintos sentimentos e desafios para a continuidade da amamentação no retorno ao trabalho; algumas estratégias encontradas foram comuns às mulheres trabalhadoras e outras relacionadas ao contexto laboral da enfermagem.

Descritores:
Aleitamento materno; Retorno ao trabalho; Enfermeiras e enfermeiros; Pesquisa qualitativa; Emoções

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br