Acessibilidade / Reportar erro

Meios de trabalho do enfermeiro na articulação da rede de atenção psicossocial

RESUMO

Objetivo:

Analisar os meios de trabalho do enfermeiro utilizados na articulação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Método:

Estudo qualitativo exploratório-descritivo, realizado na RAPS de uma Gerência Distrital de saúde de Porto Alegre. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada no período de outubro a dezembro de 2017. Os dados foram submetidos à análise temática sob referencial marxista do Processo de Trabalho.

Resultados:

A análise resultou em duas categorias temáticas: Gestão do Cuidado e Práticas de Cuidado. A primeira é composta por dois meios de trabalho: coordenação de equipe e reuniões com os demais componentes do território. A segunda, envolve três meios de trabalho: contatos telefônicos com serviços da RAPS; encaminhamentos do usuário na RAPS e apoio matricial.

Considerações finais:

Tendo em vista a superação do modelo manicomial, os meios de trabalho dos enfermeiros são instrumentos de produção de diálogos que visam ampliar o cuidado psicossocial.

Palavras-chave:
Enfermeiras e enfermeiros; Trabalho; Cuidados de enfermagem; Saúde mental; Redes comunitárias

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br