RESUMO
Objetivo
Descrever o processo de reflexão-ação para o desenvolvimento de competência de enfermeiras no cuidado pré-natal.
Método
Pesquisa-ação com 30 enfermeiras da atenção primária à saúde de um município da região sul do país, mediante oficinas realizadas entre junho e agosto de 2019, analisadas segundo Creswell.
Resultados
As enfermeiras identificam a consulta de enfermagem como um diferencial no cuidado pré-natal; apontam o desconhecimento dos processos de trabalho como óbice ao protagonismo no cuidado pré-natal; e destacam o registro das atividades e divulgação do papel da enfermeira junto a equipe e a população como aspectos que fortalecem e valorizam a profissão.
Conclusão
As oficinas possibilitaram a reflexão para identificação e superação dos óbices ao desenvolvimento de uma prática com competência, mediante o fortalecimento das enfermeiras quanto ao próprio processo de trabalho para discutirem e implementarem transformações a fim de aprimorar e valorizar o cuidado prestado.
Palavras-chave
Educação em enfermagem; Capacitação profissional; Empoderamento; Enfermagem de atenção primária; Cuidado pré-natal; Pesquisa qualitativa