Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação terapêutica na interação profissional de saúde e hipertenso na estratégia saúde da família

Comunicación terapêutica na interacción profesional de saúde y hipertenso na estratégia saúde da família

Resumo

OBJETIVO

Analisar a comunicação terapêutica na interação entre profissional de saúde e paciente hipertenso na Estratégia Saúde da Família.

MÉTODOS

Estudo descritivo com abordagem qualitativa. A amostra constituiu-se de 14 pacientes hipertensos e dois profissionais da ESF em um município do Estado do Ceará, Brasil, em 2016. Na coleta de dados, utilizou-se um checklist para observação sistemática não participante contendo as estratégias de comunicação terapêutica: expressão, clarificação, validação e um diário de campo, sendo tratados pela análise de conteúdo.

RESULTADOS

Verificou-se que os profissionais da ESF não utilizam de forma adequada a comunicação terapêutica, reconhecendo a necessidade de investimento nesse dispositivo, que atua como ponte de acesso aos usuários, potencializa as práticas assistenciais e abre caminhos que instrumentalizam as relações interpessoais.

CONCLUSÕES

Desvelou-se que as estratégias de comunicação terapêutica são pouco exploradas pelos profissionais de saúde, sendo necessário, portanto, desenvolver habilidades para empregá-las adequadamente no cuidado ao hipertenso.

Palavras-chave:
Comunicação Terapêutica; Relações interpessoais; Hipertensão; Atenção primária à saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br