Open-access Percepções de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer

Resumos

Objetivo:  conhecer a percepção de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para as DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer.

Método:   pesquisa qualitativa, com 15 enfermeiros, em um núcleo de estudos da saúde do adolescente de um hospital universitário do Rio de Janeiro/Brasil. Utilizou-se como referenciais teórico e metodológico, respectivamente, a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados. Técnica de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, realizadas de janeiro a agosto de 2012.

Resultados:  apresenta-se a categoria Percepção de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para as DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer e as subcategorias: Riscos e incertezas do processo de adolescer: caminhos para as DST/Aids; Complex-idade-adolescência: ampliando entendimentos a partir da percepção de enfermeiros.

Conclusão:  compreendendo a complexidade da adolescência, os enfermeiros desenvolvem estratégias para a redução de vulnerabilidades para as DST/Aids. Sinaliza-se a necessidade de investimento em ensino, assistência e gerenciamento do cuidado de enfermagem ao adolescente.

Enfermagem; Adolescente; Doenças sexualmente transmissíveis; Vulnerabilidade em saúde


location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error