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Elaboração e validação de vídeo educativo sobre cuidado de crianças em uso de cateter semi-implantável

RESUMO

Objetivos:

Elaborar e validar um vídeo educativo para familiares de crianças com leucemia em uso de cateter semi-implantável.

Método:

Pesquisa metodológica, realizada de 2018 a 2020 em seis etapas: busca de temas através de entrevista com familiares de crianças com cateter semi-implantável no Instituto de Pediatria do Rio de Janeiro; estudo teórico; desenvolvimento do vídeo; validação com juízes-especialistas; adequação do vídeo e validação com familiares. Entrevistas analisadas pelo software Iramuteq e validação com escala Likert, considerando-se validados itens com índices de concordância de 90%.

Resultados:

Os temas higienização das mãos, curativo e fixação do cateter; cuidados no banho e complicações com o cateter foram abordados em vídeo animado elaborado e validado com índice de concordância de 97% entre juízes e 100% pelos familiares.

Conclusão:

O estudo valorizou a participação dos familiares em toda concepção do vídeo e criou uma tecnologia educacional validada de alto alcance e fácil utilização.

Palavras-chave:
Educação em saúde; Tecnologia educacional; Cateteres de demora; Enfermagem pediátrica

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