Acessibilidade / Reportar erro

Perfil diagnóstico de enfermagem de pacientes hospitalizados em unidade de infectologia

Objetivo:

delinear o perfil diagnóstico de enfermagem de pacientes hospitalizados em unidade de infectologia.

Métodos:

trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em unidade de infectologia da Paraíba, Brasil, no período de janeiro a fevereiro de 2014. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento construído a partir da teoria das necessidades humanas básicas de Wanda de Aguiar Horta; posteriormente, foi utilizada a CIPE(r) versão 2.0 como sistema de classificação para a construção dos diagnósticos.

Resultados:

após a análise dos dados, elencaram-se 36 afirmativas de diagnósticos de enfermagem, apresentando-se com maior prevalência estas: ingestão de alimento prejudicada, caquexia, eliminação vesical espontânea comprometida, higiene da cavidade oral prejudicada, exposição à contaminação, ritmo cardíaco acentuado, insônia, abuso de drogas, abuso de álcool e tabaco, isolamento social, aceitação e medo.

Conclusões:

por fim, nota-se que a identificação do perfil diagnóstico é essencial para o direcionamento das intervenções de enfermagem.

Processos de enfermagem; Cuidados de enfermagem; Doenças transmissíveis


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br