Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira

Aprendizajes académicas acerca de la salud pública en una universidad canadiense: contribuciones a la formación brasileña

RESUMO

Objetivo

Discutir aprendizagens de estudantes brasileiros de graduação da área da saúde sobre saúde pública.

Método

Estudo descritivo, reflexivo, baseado em experiências de internacionalização do ensino, utilizando-se bases teóricas dos sistemas de saúde canadense e brasileiro para a construção de uma análise crítica sobre o fazer em saúde pública e o impacto da internacionalização para o ensino e a formação profissional.

Resultados

Existem similaridades teóricas e conceituais nos sistemas de saúde, no entendimento sobre determinantes sociais. No entanto, o uso dos determinantes mostra-se mais resolutivo no sistema canadense.

Conclusão

As aprendizagens sobre saúde pública em uma universidade canadense revelaram grande enfoque nos determinantes, permitindo a reflexão sobre os modelos de atenção à saúde brasileiros. Com esta experiência, pode-se levantar discussões nos espaços de ensino, refletindo o compromisso social do Programa Ciência sem Fronteiras e sua importância para a formação profissional.

Palavras-chave
Intercâmbio educacional internacional; Saúde pública; Sistemas de saúde; Canadá; Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br