Acessibilidade / Reportar erro

O significado das ações de enfermagem na internação de adolescentes usuárias de substâncias psicoativas

RESUMO

Objetivo

Compreender o significado das ações desenvolvidas pela equipe de enfermagem em uma Unidade de Internação Psiquiátrica de adolescentes usuárias de substâncias psicoativas à luz do referencial da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz.

Método

Estudo qualitativo com abordagem da Sociologia Fenomenológica de Alfred Schutz. Participaram do estudo quatro enfermeiros e 17 auxiliares e técnicos de enfermagem de um Hospital Geral do município de Porto Alegre.

Resultados

Emergiram três categorias concretas: ações de enfermagem enquanto ser-com-o-outro; ações coletivas de enfermagem enquanto potencial do agir compartilhado e ações de enfermagem enquanto expectativas e desafios.

Considerações finais

As ações desenvolvidas pela equipe de enfermagem são estabelecidas por meio de relações intersubjetivas, pautadas pelo vínculo e diálogo, porém ainda há a necessidade de a enfermagem potencializar suas ações mediante a ampliação de oferta de atividades terapêuticas coletivas consoantes com o modelo de atenção psicossocial.

Palavras-chave
Enfermagem; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Saúde mental; Hospitalização; Adolescente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br