Kaltenbrunner2020. Kaltenbrunner M, Mathiassen SE, Bengtsson L, Engström M. Lean maturity and quality in primary care. J Health Organ Manage. 2019;33(2):141-54. doi: https://doi.org/10.1108/JHOM-04-2018-0118 https://doi.org/10.1108/JHOM-04-2018-011...
) 2019 Suécia |
Descrever a maturidade Lean na atenção primária e determinar em que medida a maturidade Lean está associada à qualidade dos cuidados |
Descritivo, correlacional e métodos mistos n= 298 funcionários |
Institucional Profissional |
A maturidade Lean variava entre e dentro das unidades. O maior nível de maturidade foi encontrado para "aderir às rotinas" e o menor para "ter um agente de mudança na unidade". Associou-se positivamente a maturidade com a satisfação com o cuidado e com a adesão as diretrizes nacionais para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde |
VI |
Fournier2121. Fournier PL, Jobin MH. Medical commitment to Lean: an inductive model development. Leadersh Health Serv. 2018;31(3):326-42. doi: https://doi.org/10.1108/LHS-02-2018-0015 https://doi.org/10.1108/LHS-02-2018-0015...
) 2018 Canadá |
Estudar os fatores que influenciam o envolvimento dos médicos em iniciativas de mudança Lean em organizações de saúde pública |
Método indutivo n=18 médicos |
Profissional |
Médicos mais jovens e menos experientes eram mais propensos a se comprometer com a iniciativa Lean, além do nível de treinamento e experiência positiva anterior com o método |
VI |
Gupta2222. Gupta SH, Kapil S, Sharma M. Improvement of laboratory turnaround time using lean methodology. Int J Health Care Qual Assur. 2018;31(4):295-308. doi: https://doi.org/10.1108/IJHCQA-08-2016-011 https://doi.org/10.1108/IJHCQA-08-2016-0...
2018 Índia |
Discutir a implantação da metodologia Lean para reduzir o tempo de resposta de um laboratório clínico em um hospital especializado |
Método experimental n=215 amostras |
Institucional |
Os resultados evidenciaram eliminação de desperdícios, redução dos custos, maior produtividade e retorno dos investimentos após implementação do Lean
|
IV |
Boronat2323. Boronat F, Budia A, Broseta E, Ruiz-Cerdá JL, Vivas-Consuelo D. Application of Lean Healthcare methodology in a urology department of a tertiary hospital as a tool for improving efficiency. Actas Urol Esp. 2018;42(1):42-8. doi: https://doi.org/10.1016/j.acuro.2017.03.009 https://doi.org/10.1016/j.acuro.2017.03....
) 2018 Espanha |
Descrever a aplicação da metodologia Lean como um método para melhorar continuamente a eficiência de um departamento de urologia em um hospital terciário |
Estudo transversal Não especificado. |
Institucional Profissional |
A metodologia Lean pode ser efetivamente aplicada para melhorar a eficiência, obtendo melhorias significativas e contínuas em todos os seus indicadores, bem como a satisfação do profissional. |
VI |
Costa2424. Costa LBM, Godinho Filho M, Rentes AF, Bertani TM, Mardegan R. Lean healthcare in developing countries: evidence from Brazilian hospitals. Int J Health Plann Manage. 2017;32: E99-E120. doi: https://doi.org/10.1002/hpm.2331 https://doi.org/10.1002/hpm.2331 ...
2017 Brasil |
Avaliar como cinco setores de dois hospitais brasileiros implementaram conceitos de saúde Lean em suas operações |
Estudo de caso n=Setores A (CME e farmácia) e B (quimioterapia, centro cirúrgico e radioterapia) |
Institucional |
Os resultados evidenciaram o aprimoramento dos aspectos financeiros, na redução do prazo de entrega, no aumento da capacidade e na produtividade |
VI |
Poksinska2525. Poksinska BB, Fialkowska-Filipek M, Engström J. Does Lean healthcare improve patient satisfaction? A mixed-method investigation into primary care. BMJ Qual Saf. 2017;26:95-103. doi: https://doi.org/10.1136/bmjqs-2015-004290 https://doi.org/10.1136/bmjqs-2015-00429...
2017 Suécia |
Investigar como os centros de atenção primária definem e melhoram o valor e a satisfação do paciente utilizando o Lean
|
Método misto Estudo de caso/Survey Fase qualitativa: n=15 profissionais Fase quantitativa 23 grupos controle e 23 grupos intervenção |
Paciente |
Não apresentou resultados significantes na satisfação do paciente |
VI |
Mutingi2626. Mutingi M, Isack HD, Musiyarira H, Mbohwa C. The impact of lean in medical laboratory industry: empirical studies in Namibia. In: World Congress on Engineering and Computer Science, WCECS 2017; Lecture Notes in Eng Comput Sci. 2017;II:965-9 2017 África do Sul |
Avaliar o impacto da adoção de ferramentas Lean nos serviços de laboratório médico na Namíbia |
Estudo descritivo, transversal e método misto n=72 laboratórios |
Institucional Profissional Paciente |
A aplicação de ferramentas Lean teve um impacto positivo e suporte da gestão desempenha um papel importante no sucesso. A melhoria da qualidade teve impacto em mais de 85% dos laboratórios. As ferramentas enxutas melhoraram o desempenho operacional de qualidade, reduziu tempo de resposta, melhorou a motivação dos funcionários e reduziu custos |
VI |
Hassanain1111. Hassanain M, Zamakhshary M, Farhat G, Al-Badr A. Use of Lean methodology to improve operating room efficiency in hospitals across the Kingdom of Saudi Arabia. Int J Health Plann Manage. 2017 Apr;32(2):133-46. doi: https://doi.org/10.1002/hpm.2334 https://doi.org/10.1002/hpm.2334 ...
2017 Arábia Saudita |
Avaliar se uma intervenção usando princípios Lean em hospitais em toda a Arábia Saudita impactaria as métricas de desempenho na sala de cirurgia: utilização da sala, início de expediente para os primeiros casos, tempos de rotatividade, casos de overrun e volumes de procedimentos semanais |
Desenho quase-experimental n=12 Hospitais |
Institucional |
Melhorias estatisticamente significantes no início do tempo da primeira cirurgia, tempos de rotatividade da sala e porcentagem de casos de overrun. Não foram detectadas diferença estatísticas significante na utilização da sala de cirurgia ou volumes médios de procedimentos semanais |
VI |
Van Rossum2727. Van Rossum L, Aij KH, Simons FE, der Eng NV, ten Have WD. Lean healthcare from a change management perspective: the role of leadership and workforce flexibility in an operating theatre. J Health Organ Manag. 2016;30(3):475-43. doi: https://doi.org/10.1108/JHOM-06-2014-0090 https://doi.org/10.1108/JHOM-06-2014-009...
2016 Holanda |
Aumentar o conhecimento científico sobre fatores que diminuem a lacuna de implantação e fazer a transição da “caixa de ferramentas Lean” para uma transformação real em Lean healthcare no centro cirúrgico |
Estudo transversal n=103 participantes |
Institucional Profissional |
As análises de correlação e regressão mostraram relações positivas entre a liderança transformacional e os estilos de liderança de equipe e a implementação do Lean. Os resultados também indicaram uma forte relação entre a flexibilidade da força de trabalho e a implementação do Lean Healthcare
|
VI |
Trzeciak2828. Trzeciak S, Mercincavage M, Angelini C, Cogliano W, Damuth E, Roberts BW, et al. Lean Six Sigma to reduce intensive care unit length of stay and costs in prolonged mechanical ventilation. J Healthc Qual. 2018 Jan/Feb;40(1):36-43. doi: https://doi.org/10.1097/JHQ.0000000000000075 https://doi.org/10.1097/JHQ.000000000000...
2016 USA |
Testar a hipótese de que uma abordagem Lean Seis Sigma para melhoria de processos poderia reduzir o tempo de internação hospitalar e os custos associados aos cuidados com pacientes com ventilação mecânica prolongada |
Estudo de coorte n=259 pacientes (31 pré-intervenção; 128 pós-intervenção) |
Institucional |
A intervenção resultou em uma redução de 24% do período de internação (29 dias/ 22 dias, p <0,001) e uma redução de 27% no custo hospitalar direto por caso (US $ 66.335/ US $ 48.370, p <0,001) |
IV |
Eiro2929. Eiro NY, Torres-Junior AS. Comparative study: TQ and Lean Production ownership models in health services. Rev Latino-Am Enfermagem. 2015 Sept./Oct;23(5):846-54. doi: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0151.2605 https://doi.org/10.1590/0104-1169.0151.2...
2015 Brasil |
Comparar a aplicação dos modelos da Qualidade Total utilizados em processos de um serviço de saúde, os casos de Lean Healthcare da literatura e de uma outra instituição que já aplicou esse modelo |
Qualitativo e descritivo, estudo de caso n=Duas instituições de saúde: A (empresa privada de medicina diagnóstica); B (hospital privado oncológico) |
Institucional |
O modelo Lean foi melhor apropriado sistemicamente pelas pessoas que trabalham e geram fluxo levando uma maior adesão. |
VI |
Kane3030. Kane M, Chui K, Rimicci J, Callagy P, Hereford J, Shen S, et al. Lean Manufacturing improves emergency department throughput and patient satisfaction. J Nurs Adm. 2015;45(9):429-34. doi: https://doi.org/10.1097/NNA.0000000000000228 https://doi.org/10.1097/NNA.000000000000...
2015 USA |
Não especificado |
Não especificado Não especificado |
Institucional Paciente |
A implantação do Lean no departamento de emergência diminuiu significativamente o tempo de espera dos pacientes e o tempo de permanência, ao mesmo tempo em que melhorou a satisfação. Isto foi conseguido ao longo de um período de dois anos com um crescimento de 7% no volume, sem aumentar o tamanho ou recursos do departamento |
*Não classificado |
Holden3131. Holden RJ, Eriksson A, Andreasson J, Williamsson A, Dellve L. Healthcare workers' perceptions of Lean: a context-sensitive, mixed methods study in three Swedish hospitals. Appl Ergon. 2015;47:181-92. doi: https://doi.org/10.1016/j.apergo.2014.09.008 https://doi.org/10.1016/j.apergo.2014.09...
2015 Suécia |
Abordar como as percepções dos trabalhadores do setor saúde variaram de acordo com os contextos em três hospitais suecos. |
Método Misto n=236 participantes |
|
As percepções variam de acordo com o contexto hospitalar, a complexidade do setor e o papel profissional, sendo os enfermeiros a categoria com a percepção mais favorável do que os médicos |
VI |
Kanamori3232. Kanamori SH, Sow S, Castro MC, Matsuno R, Tsuru A, Jimba M. Implementation of 5S management method for lean healthcare at a health center in Senegal: a qualitative study of staff perception. Glob Health Action. 2015;8:27256. doi: https://doi.org/10.3402/gha.v8.27256 https://doi.org/10.3402/gha.v8.27256 ...
2015 África |
Avaliar como o método de gestão 5S cria mudanças no local de trabalho, processo e resultados dos serviços de saúde, e como ele pode ser aplicado em um cenário com poucos recursos, com base em dados de uma intervenção piloto do programa 5S implantado em um sistema de saúde |
Qualitativo n=21 participantes |
Institucional Profissional |
A intervenção-piloto do método de gestão 5S gerou mudanças na qualidade dos serviços e na atitude e comportamento dos funcionários e dos pacientes em um estabelecimento de saúde com poucos recursos. |
VI |
Dávila3333. Dávila SP, González JT. Mejora de la eficiencia de un servicio de rehabilitación mediante metodología Lean Healthcare. Rev Calid Asist. 2015;30(4):162-5. doi: https://doi.org/10.1016/j.cali.2015.03.002 https://doi.org/10.1016/j.cali.2015.03.0...
2015 Espanha |
Avaliar a redução de custos e o aumento do tempo dedicado ao paciente, aplicando a metodologia Lean Healthcare
|
Estudo descritivo n=Três serviços de saúde de reabilitação |
Institucional Profissional |
Foi possível padronizar os processos e eliminar os desperdícios, reduzindo custos e aumentando o valor do paciente. Os custos com materiais armazenados diminuíram em 43%, o custo por paciente tratados em 19% e o tempo dedicado ao tratamento dos pacientes aumentou em 7% |
VI |
Drotz3434. Drotz E, Poksinska B. Lean in healthcare from employees’ perspectives. J Health Organ Manag. 2014;28(2):177-95. doi: https://doi.org/10.1108/JHOM-03-2013-0066 https://doi.org/10.1108/JHOM-03-2013-006...
2014 Suécia |
Contribuir para uma compreensão dos novos papéis, responsabilidades e características do trabalho de funcionários em organizações Lean Healthcare
|
Estudo de caso n=24 participantes |
Profissional |
A implantação do Lean teve grande influência nos papéis, responsabilidades e características do trabalho dos funcionários, o foco foi transferido dos profissionais para o processo de melhoria e trabalho em equipe |
VI |
Ponanake3535. Ponanake P, Limnararat S, Pithuncharurnlap M, Sangmanee W. Path analysis of the core competency of Thai private hospitals in the ASEAN economic community. Res J Bus Manag. 2014;8(3):157-72. doi: https://doi.org/10.3923/rjbm.2014.157.172 https://doi.org/10.3923/rjbm.2014.157.17...
2014 Tailândia |
Estudar as relações de trajetória entre um sistema de saúde Lean, a prática Seis Sigma e a gestão interna da qualidade da competência central dos hospitais privados tailandeses como um centro de assistência médica da Associação das Nações do Sudeste Asiático |
Quantitativo n=312 participantes |
Institucional |
O sistema de saúde Lean e as práticas Seis Sigma influenciam indiretamente, por meio da gestão interna da qualidade a competência central de um hospital, para ser um centro de assistência médica. As práticas Seis Sigma e a gestão de qualidade interna influenciam diretamente a mesma competência |
VI |
Wood3636. Wood D. A Prescription for Lean Healthcare. Healthc Q. 2014;17(2):24-8. doi: https://doi.org/10.12927/hcq.2014.23881 https://doi.org/10.12927/hcq.2014.23881 ...
2014 Canadá |
Examinar três hospitais que implantaram o Lean no departamento de emergência |
Estudo longitudinal n=Três Hospitais |
Institucional Profissional |
Concluíram que embora a presença de liderança forte e persistente possa ter resultados favoráveis no desempenho em curto prazo, essas melhorias não são sustentáveis. Para ter um impacto em longo prazo, os profissionais precisam engajar todas as partes interessadas no sistema de saúde e criar uma cultura que esteja continuamente focada na melhoria da experiência do paciente |
IV |