Acessibilidade / Reportar erro

Heroínas em tempos de Covid-19: visibilidade da enfermagem na pandemia

RESUMO

Objetivo

Analisar a visibilidade de trabalhadores/as de Enfermagem através de imagens, que circularam na mídia durante a pandemia da Covid-19.

Métodos

Análise cultural que visa articular a imagem e seus efeitos com teorizações de autores do campo dos Estudos Culturais.

Resultados

Foram selecionadas seis figuras nas quais enfermeiras são retratadas como heroínas para combater a Covid-19 e são promovidas de coadjuvante à personagem principal, aliando a estratégia de cuidado ao discurso científico da defesa do distanciamento social. As imagens as retratam enquanto mulheres que enfrentam sofrimento laboral por executarem trabalhos extenuantes e uso prolongado de equipamentos de proteção individual.

Considerações finais

A pandemia tem colocado em evidência discursos referentes ao trabalho em saúde, onde vemos imagens de enfermeiras como heroínas que organizam o caos e trazem a ordem à “linha de frente”, ficando visível a idealização da Enfermagem.

Palavras-chave
Infecções por coronavírus; Pandemias; Enfermagem; Mídias sociais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br