Acessibilidade / Reportar erro

Atuação de enfermeiros em hospital de campanha voltada a pacientes com Covid-19

RESUMO

Objetivo:

Compreender a atuação do enfermeiro em hospitais de campanha voltada a pacientes com Covid-19.

Métodos:

Pesquisa qualitativa fundamentada pela fenomenologia social de Alfred Schütz. Entrevistaram-se 20 enfermeiros atuantes em São Paulo, Brasil, entre maio e junho de 2020. Os depoimentos foram organizados e analisados com base no referencial teórico-metodológico e temático.

Resultados:

Emergiram as categorias: “Desafios do enfermeiro no atendimento em hospital de campanha”, “Visibilidade da enfermagem no cenário da pandemia da Covid-19” e “Valorização profissional pós-pandemia da Covid-19”.

Considerações finais:

A reflexão sobre os resultados que emergiram neste estudo poderá contribuir para subsidiar melhorias na formação, nas condições de trabalho e valorização do enfermeiro, considerando a importância dessa categoria profissional no âmbito dos serviços de saúde. Novas investigações poderão incrementar o conhecimento na área, fornecendo subsídios para a atuação profissional nessa e em outras situações de saúde que exijam intensidade e excelência da enfermagem.

Palavras-chave:
Prática profissional; Enfermeiras e enfermeiros; Infecções por Coronavírus; Unidades móveis de saúde; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br