Intervenção domiciliar como ferramenta para o cuidado de enfermagem: avaliação da satisfação de idosos

Intervención domiciliaria como herramienta de atención de enfermería: evaluación de la satisfacción de los ancianos

Iara Sescon Nogueira Giselle Fernanda Previato Giovana Aparecida de Souza Scolari Ana Caroline Oliveira Gomes Ligia Carreira Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Avaliar os resultados de intervenções domiciliares de enfermagem na perspectiva da satisfação de idosos.

Métodos

Pesquisa avaliativa ex post, com abordagem qualitativa e caráter descritivo, realizada no período de novembro de 2015 a janeiro de 2016 com 12 idosos dependentes de cuidados, acompanhados por um projeto de extensão na cidade de Maringá/PR. A coleta de dados ocorreu, após intervenções domiciliares realizadas segundo o referencial do Projeto Terapêutico Singular, por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise de conteúdo e posteriormente analisadas segundo o referencial teórico de Donabedian.

Resultados

Emergiram as seguintes categorias temáticas: “Intervenção domiciliar de enfermagem: sinônimo de alegria, distração e formação de vínculos” e ‘Intervenção domiciliar de enfermagem: transformações da saúde e dos hábitos de vida’.

Conclusão

Consideramos que as intervenções domiciliares de enfermagem tiveram resultados positivos que sinalizam qualidade do cuidado prestado.

Saúde do idoso; Enfermagem; Serviços de saúde; Assistência integral à saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br