The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): A cluster randomised trial. Austrália Chaboyer, et al., 2016(20) |
1.600 |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar a eficácia de um conjunto de cuidados sobre prevenção de lesões por pressão (LPP), na redução da incidência de LPPs, e aumentar a participação ativa dos pacientes no processo de prevenção de LPPs. |
Receberam informações sobre prevenção de lesão por pressão por meio de pôsteres, folhetos e DVD. Foi avaliado a incidência de LPP nos participantes e a utilização de uma escala para mensurar a participação do paciente na prevenção de LPP. |
Receberam atendimento- padrão baseado nos guidelines regionais. |
Houve redução na incidência de LPP no GI (p<0,0001). A razão de risco bruto indicou uma redução de 52% no risco de desenvolver LPP associado à intervenção, em comparação com o tratamento-padrão, porém esta diferença não foi estatisticamente significativa. Não houve diferença entre os grupos quanto à participação do paciente na prevenção de LPP (p=0,124)). |
A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. EUA Greysen, et al., 2018(21) |
97 |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar a eficácia de orientações educativas para aumentar o envolvimento do paciente no uso de seus aplicativos, durante a hospitalização e após a alta. |
Receberam orientações verbais à beira leito, por meio de material educacional estruturado, abordando a relevância do uso do aplicativo, a importância do uso pós-alta e suas principais funções. Os participantes foram avaliados pelo número de acessos às funções do aplicativo. |
Orientações para iniciantes apenas para registro de login no aplicativo. Nenhuma outra assistência sobre como usar o aplicativo foi oferecida. |
O GI apresentou maiores médias quanto ao envolvimento e à utilização do aplicativo, comparado ao GC, com significância estatística apenas no acesso à função de mensagens ambulatoriais (p=0,04). |
Facilitating Inpatients’ Family Members to Learn: A Learning Engagement Promoting Model to Develop Interactive E-Book Systems for Patient Education. China Huang; Hwang, 2019(22) |
74 |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar se a utilização de e-book interativo é capaz de melhorar a cognição, aprendizagem, motivação e satisfação do paciente e dos familiares sobre a segurança do paciente. |
Receberam informações sobre segurança do paciente, por meio da utilização de e-book. Utilizou-se um questionário adaptado para mensurar a cognição, motivação e satisfação dos participantes e uma entrevista para avaliar a percepção e opinião sobre o e-book. |
Receberam informações sobre segurança do paciente via instruções escritas e verbais. |
A utilização da intervenção foi significativa para a cognição do paciente e seus familiares quanto à segurança do paciente. GI (p <0,01). Além disso, melhorou atitudes de aprendizagem (p<0,05), motivação para aprender (p<0,01) e a satisfação com o uso da tecnologia (p<0,05). |
Can patient involvement improve patient safety? A cluster randomised control trial of the Patient Reporting and Action for a Safe Environment (PRASE) intervention. Reino Unido Lawton, et al., 2016(23) |
2.115 |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar a eficácia de uma intervenção, baseada no feedback do paciente sobre cuidado seguro, para melhorar a segurança do paciente, a partir da diminuição de danos ao paciente. |
Os pacientes realizaram feedback a partir de um questionário sobre sua percepção do cuidado seguro e o relato de experiências relacionadas a eventos adversos que já tiveram. Os pesquisadores avaliaram o feedback do paciente e elaboraram um plano de ação em conjunto. Após, compararam se o plano de ação reduziu a incidência de danos ao paciente. |
Os pacientes realizaram feedback, porém não foi traçado plano de ação. |
O plano de ação elaborado em conjunto com o paciente do GI não apresentou redução de danos aos pacientes. |
Effects of an educational patient safety campaign on patients’ safety behaviours and adverse events. Suíça Schwappach, et al., 2011(24) |
420 |
Ensaio clínico randomizado |
Investigar os efeitos de um aviso de segurança do paciente sobre as percepções de risco, do controle comportamental e desempenho de comportamentos de segurança e experiências com eventos adversos. |
Orientações por meio de um livreto com recomendações sobre práticas seguras, durante sua admissão no hospital. Construiu-se um questionário para avaliar a percepção dos participantes quanto ao seu envolvimento na segurança no cuidado. |
Cuidados/ orientações padrão |
GI apresentou melhor percepção e comportamento quanto à sua segurança (p=0,010) e relataram menos experiências com eventos adversos e práticas inseguras comparado ao GC (p=0,009). |
Patients’ and health care professionals’ attitudes towards the PINK patient safety video. Reino Unido Davis, et al., 2012(25) |
296 |
Quase experimental |
Avaliar atitudes de pacientes e profissionais de saúde referente a um vídeo educativo para promover o envolvimento do paciente em comportamentos relacionados à segurança. |
Pacientes assistiram a um vídeo animado sobre sua contribuição na prevenção de erros durante prestação de cuidado. Responderam a um questionário sobre suas atitudes em relação ao envolvimento com questões de segurança, antes e após o vídeo. |
NA |
O vídeo aumentou a percepção do paciente sobre a importância do envolvimento nas questões de segurança, sendo significativo para os domínios higienização das mãos dos profissionais e à higiene pessoal (p<0,05). |
Patients’ attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Reino Unido Davis, et al., 2013(26) |
80 |
Quase experimental |
Avaliar atitude dos pacientes em relação a um vídeo e um folheto para incentivar o envolvimento do paciente em comportamentos relacionados às práticas seguras. |
Os pacientes assistiram a um vídeo animado incentivando-os a participar da gestão do cuidado seguro. O folheto abordava a participação do paciente em comportamentos relacionados à segurança assistencial. Os pacientes responderam a uma escala sobre o quão confortáveis eles estavam em participar de alguns comportamentos voltados à segurança. |
NA |
O vídeo e o folheto aumentaram a percepção do paciente nas questões relacionadas à higienização das mãos e à notificação dos erros (p<0,05). Porém comportamentos relacionados a erros de medicações não foram significativos (p>0,05) para melhorar a percepção do paciente. |
Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. EUA Prey, et al., 2018(27) |
65 |
Quase experimental |
Determinar se uma ferramenta eletrônica de revisão de medicamentos pode melhorar a segurança da medicação durante a hospitalização. |
Utilizaram um aplicativo eletrônico, após admissão hospitalar, para selecionar os medicamentos domiciliares de que faziam uso. Após, a lista de medicamentos foi impressa e o pesquisador responsável estimulou os pacientes a compará-la com a lista de medicamentos elaborada pela equipe de reconciliação medicamentosa. |
NA |
Pacientes apresentaram maior envolvimento com a reconciliação medicamentosa, após o uso do aplicativo eletrônico. Apenas o item de reconhecimento das medicações discrepantes entre a lista que preencheram e a elaborada pela equipe de reconciliação apresentou resultados significativos (p=0,021). |
Innovating fall safety. Engaging patients as experts. EUA Radecki et al., 2020(28) |
203 |
Quase experimental |
Avaliar o envolvimento do paciente no desenvolvimento de um plano de ação para prevenção de quedas. |
Orientações verbais e folders sobre prevenção de quedas e elaboração de um plano de ação individualizado. Utilizou-se um questionário para avaliar a participação do paciente na prevenção de quedas e a incidência de quedas. |
NA |
A intervenção melhorou o envolvimento do paciente na prevenção de quedas (p=0,0007) e diminuiu a incidência de quedas. |
Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in korea. Coréia do Sul Cho; Lee, 2021(29) |
94 |
Quase experimental |
Determinar se a intervenção autoeducativa sobre segurança do paciente por meio de aplicativo de smartphone pode melhorar a autoeficácia e comportamentos de segurança dos pacientes. |
Pacientes receberam um smartphone com conteúdo (leitura, imagens e vídeos) sobre a importância da segurança do paciente, principais eventos adversos e dicas para melhorar a segurança no cuidado. Foi utilizada uma escala para mensurar comportamento de segurança dos pacientes. |
NA |
Houve melhora significativa do comportamento de segurança após a intervenção (p<0,001). |
An education intervention care bundle to improve hospitalised patients' pressure injury prevention knowledge: a before and after study. Austrália Deakin et al., 2020(30) |
80 |
Quase experimental |
Avaliar a participação do paciente na prevenção de lesão por pressão antes e após a estratégia educativa. |
Foi utilizado um bundle de cuidados para prevenção de lesão por pressão por meio de pôster, folheto e vídeo para estimular o envolvimento dos pacientes. Utilizou-se escala validada para avaliar o envolvimento do paciente. |
NA |
Após a intervenção houve melhora na participação do paciente nos cuidados para prevenção de lesão por pressão (p<0,001) |
Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Coréia do Sul Shin et al., 2021(31) |
69 |
Quase experimental |
Avaliar um programa de educação em segurança do paciente entre pacientes hospitalizados sobre conhecimento, percepção e participação do paciente nas práticas seguras. |
Vídeos educativos sobre itens gerais da segurança do paciente e medidas preventivas de queda, infecção, LPP e participação do paciente. Utilizou-se questionário para avaliar o conhecimento, a percepção e a intenção em participar das questões de segurança. |
Orientações conforme rotina institucional |
GI apresentou melhores escores no conhecimento (p<0,001) e na percepção (p=0,04) quanto à segurança do paciente. Não houve diferença significativa entre os GI e GC quanto à intenção em participar das questões de segurança (p=0,478). |