Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental

RESUMO

Objetivo:

Discutir o uso da metodologia da Avaliação de Quarta Geração como um percurso teórico-metodológico potente para implementação da Translação do Conhecimento na saúde mental infantojuvenil.

Método:

Compreende a descrição das etapas e do trabalho de campo de uma pesquisa que avaliou as práticas em saúde mental voltadas aos adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, entre agosto e dezembro de 2018, com a equipe assistencial do serviço.

Resultados:

A utilização de estratégias para envolver os trabalhadores em todas as etapas, a construção do conhecimento de maneira dialética, a adaptação do percurso ao campo - com a realização de intervenções sugeridas pelos participantes - e o próprio percurso da pesquisa,em sua condição de produto/resultado, viabilizam a interface com a Translação do Conhecimento. Considerações finais: As características discutidas possibilitam sugerir que se utilize a Avaliação como alternativa à implementação da Translação, sobretudo no campo da saúde mental.

Palavras-chave:
Avaliação em saúde; Ciência translacional biomédica; Saúde mental

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br