Determinantes sociais da saúde e qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer

Determinantes sociales de la salud y calidad de vida de los cuidadores de niños con cáncer

Rebeca Silveira Rocha Larissa Pereira Pinheiro Mônica Oliveira Batista Oriá Lorena Barbosa Ximenes Ana Karina Bezerra Pinheiro Priscila de Souza Aquino Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Associar os determinantes sociais de saúde e a qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer.

Métodos

Estudo transversal, realizado em centro pediátrico do câncer, em Fortaleza/CE, com 176 participantes, durante novembro e dezembro/2013. Utilizou-se questionário contendo determinantes sociais de saúde e World Health Quality of Life-Bref para a avaliação da qualidade de vida. Foram correlacionados os determinantes com as médias dos domínios da qualidade de vida, utilizando a análise de variância (ANOVA).

Resultados

Houve significância estatística na associação entre o domínio das relações sociais e a escolaridade (p=0,01792) e entre o domínio psicossocial e o sexo do cuidador (p=0,01901). Os cuidadores do sexo masculino, nível educacional alto, mais jovens, casados, do lar e procedentes do interior possuem melhor qualidade de vida.

Conclusão

O estudo permitiu a compreensão da influência dos determinantes sociais de saúde na qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer.

Cuidado da criança; Qualidade de vida; Neoplasias; Cuidadores

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br