Segurança do paciente no cuidado à criança hospitalizada: evidências para enfermagem pediátrica

Seguridad del paciente en la atención al niño hospitalizado: evidencia para la enfermería pediátrica

Wiliam Wegner Manuela Usevicius Maia da Silva Merianny de Avila Peres Larissa Edom Bandeira Elemara Frantz Daisy Zanchi de Abreu Botene Caroline Maier Predebon Sobre os autores

RESUMO

Objetivos

Descrever evidências na literatura internacional para o cuidado seguro da criança hospitalizada após a criação da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente e elencar contribuições do referencial teórico geral da segurança do paciente para a enfermagem pediátrica.

Método

Revisão integrativa da literatura entre 2004 e 2015 nas bases de dados PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scopus, Web of Science e Wiley Online Library, utilizando os descritores Safety or Patient safety, Hospitalized child, Pediatric nursing e Nursing care.

Resultados

Foram analisados 32 artigos, a maioria norte-americanos, com delineamento descritivo. A qualidade do registro das informações no prontuário, o emprego de checklists e a formação profissional contribuem para o cuidado seguro na enfermagem pediátrica, bem como para melhorias no processo medicamentoso e na parceria com os pais.

Conclusão

As informações gerais disponíveis sobre a segurança do paciente devem ser incorporadas no cuidado de enfermagem pediátrica.

Segurança do paciente; Criança hospitalizada; Cuidados de enfermagem; Enfermagem pediátrica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br